[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]Mais 80 cidadãos concluíram cursos ofertados pela Prefeitura de Aracaju, por meio da Fundação Municipal do Trabalho (Fundat). Desta vez, os cursos foram voltados para comunidades dos bairros Santos Dumont, Santo Antônio e Industrial. Os treinamentos foram de culinária e artesanato em biscuit e bijuteria, realizados nas Igrejas Batistas da Graça e da Restauração e na Casa Batista de Amizade. A maior parte dos treinandos já estão produzindo e comercializando os produtos, aumentando a renda familiar. O resultado significa que o programa de qualificação profissional está atingindo o seu objetivo: capacitação, trabalho e renda.

A primeira turma freqüentou o curso de bijuteria na Igreja da Graça, localizada no bairro Industrial. O grupo, bastante animado, recebeu os certificados com a certeza de que a vida profissional está tomando outro rumo, bem como a melhoria na qualidade de vida. A treinanda Rayane Santos Soares, lembrou que o curso foi válido. “Já estou confeccionando bijuteria e ganhando com a comercialização dos produtos. A administração do prefeito Edvaldo Nogueira está no caminho certo, pensando naqueles mais necessitados”.

O Pastor Sampaio, dirigente daquela instituição, destacou que agora o grupo tem uma capacidade profissional, mas que jamais pode esquecer de confiar na pessoa certa – Deus. “Continuem acreditando nos seus potenciais e mantendo sempre consigo a bandeira de Cristo hasteada”.

Outra turma também recebeu o certificado do curso de bijuteria. Desta vez, da Igreja Batista da Restauração, localizada no bairro Santos Dumont. Maria Eulina dos Santos, 72 anos, é um exemplo de perseverança e vontade de crescer profissionalmente. A treinanda está produzindo bijuterias e vendendo na feira, onde já comercializa roupas. “A minha renda aumentou. Estou ganhando um dinheiro que está ajudando muito. Uso a minha criatividade para confeccionar as peças”.

A instrutora do curso, Elaine Andrade Santos Prado, destacou que o grupo está preparado para enfrentar o mercado de trabalho. “A freqüência foi muito boa e o interesse de todas foi preponderante para o resultado positivo”.

O vice-presidente da Igreja Batista da Restauração, José Genivaldo dos Santos, falou sobre a importância da parceria firmada entre a Prefeitura de Aracaju/Fundat e aquela instituição. “É gratificante observarmos as pessoas aprendendo uma profissão e aplicando os seus conhecimentos”.

Artesanato em biscuit e culinária foram os cursos destinados para a Casa Batista de Amizade, sediada no bairro Santo Antônio. As alunas Fátima Maria Simões (culinária) e Helena Santos Damascena (biscuit), representaram as turmas. Na oportunidade, agradeceram a parceria, observando que os cursos foram desenvolvidos não só para evangélicos, mas para a comunidade daquele bairro. Também solicitaram que outros cursos fossem realizados, considerando o nível do treinamento e, conseqüentemente, o aprendizado que incentivou e contribuiu para a capacitação profissional das turmas.

O presidente da Casa Batista de Amizade, pastor Paulo Marinho, explanou que a instituição tem cumprido um papel importante junto à comunidade, principalmente na área social e que a efetivação daqueles cursos somente foi possível diante da parceria com a Prefeitura de Aracaju.

A ex-vereadora Nilza acompanhou os encerramentos dos cursos, destacando que o perfeito Edvaldo Nogueira é um administrador sério e que se preocupa com a população aracajuana, porque sabe o quanto é importante a qualificação profissional para inserção no mercado de trabalho.

O presidente da Fundat, Carlos Magno Costa Garcia, afirmou os treinandos devem unir o conhecimento adquirido à capacidade de trabalho, tendo em vista que o mercado de trabalho está cada dia mais exigente.

“Ninguém começa grande. As etapas devem ser galgadas gradativamente”, destacou Carlos Magno, acrescentando que é uma grande satisfação participar dos encerramentos dos cursos e observar que muitos já estão melhorando a qualidade de vida, considerando o aumento na renda familiar.

Magno ressaltou que a missão da Fundat é oportunizar a qualificação profissional ,com vistas ao mercado de trabalho. “Em cinco meses, capacitamos 2.800 pessoas e pretendemos chegar a cinco mil até o final deste ano”.

O presidente da Fundat disse que o prefeito Edvaldo Nogueira solicitou que o programa de qualificação profissional da Fundat fosse considerado como o carro-chefe do órgão, se voltando para as unidades, bem como a manutenção de parcerias com associações de moradores e outras instituições, desde que fossem sérias e compromissadas em levar o conhecimento aos cidadãos.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.