[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]Dentro da perspectiva de desenvolvimento do projeto “Potencial Jovem”, com recursos próprios da Prefeitura Municipal de Aracaju, através da Fundat – Fundação Municipal do Trabalho -, 65 jovens concluíram o curso de orientação vocacional e informática. Essa foi a primeira turma e a entrega dos certificados aconteceu em clima de muita emoção, principalmente porque são adolescentes advindos de famílias de baixa renda e que jamais poderiam efetuar o pagamento de um curso desse nível. As aulas foram dadas num período de quatro meses e o grupo está qualificado para a inserção no mercado de trabalho. A fundação estuda a possibilidade de firmar parcerias para as respectivas colocações.
Para a aplicação do curso, a Fundat firmou parceria com o CEA – Centro Educacional Atlântico -, unidade de ensino situada no bairro Atalaia, que cedeu o espaço físico e equipamentos. Desta vez, o público-alvo foi jovens na faixa etária entre os 17 e 19 anos, idades que se enquadram ao projeto “Potencial Jovem”. “Sabemos que esses adolescentes estão passando por um momento de adaptação, mediante a nova lei que surgiu com relação à inserção do jovem no mercado de trabalho”, comentou a presidenta da fundação, Conceição Vieira, acrescentando que se faz necessária a firmação de acordos entre o poder público e parcerias com empresas privadas para a formulação de contratos especiais.
Na oportunidade, Conceição Vieira lembrou que o Governo coloca como estímulo para que as empresas contratem jovens, a redução do FGTS – Fundo de Garantia por Tempo de Serviço, de 8% para 2%. “A gente sabe que isso ainda é um dificultador, no que concerne a questão do registro na carteira de trabalho”, afirmou, destacando que a fundação também está discutindo dentro das possibilidades das políticas públicas, a formação de organizações sociais coletivas ou cooperativas.
Para a presidenta da Fundat a qualificação desses jovens tem um grande significado. “É o primeiro passo. São adolescentes que não teriam a oportunidade de fazer o curso, diante das condições financeiras que apresentam. É o compromisso do prefeito Marcelo Déda de poder cumprir a sua promessa de campanha, dentro das perspectivas que ele vê, que é o desenvolvimento econômico e social”.

Contribuições
“Como cidadão e como empresário, sinto-me feliz em ter dado uma parcela de contribuição para a formação profissional de jovens”, declarou o diretor do CEA, Eniceu Lisboa, afirmando que a Fundat cumpriu à risca o proposto na parceria.
Lisboa destacou que atualmente é uma obrigação de todo cidadão contribuir para a qualificação de jovens; transformá-los em homens e mulheres capacitados para o mercado de trabalho para que, conseqüentemente, possam obter uma renda mais digna.
No que diz respeito aos instrutores do curso, Edilza Maria Silva Souza e Maurício Raimundo da Silva, são servidores da Fundat e que, para chegarem ao estágio de condução de turmas, também foram treinados. “Foi a nossa primeira turma. Para nós, foi emocionante termos contribuído para a formação desses adolescentes e vê-los recebendo o certificado de conclusão. Dois dos nossos alunos já conseguiram colocação no mercado de trabalho”, disse Edilza.
“Como jovem é gratificante ter a oportunidade de repassar os meus conhecimentos para outros que praticamente têm a minha idade”, esclareceu o instrutor Maurício Silva, comentando que não medirá esforços para dar continuidade ao trabalho que vem desenvolvendo.
A concludente do curso Angela Viana Santos explicou que o aprendizado foi oportuno, principalmente porque não teria condições financeiras de pagar curso semelhante. “Estou construindo o meu futuro”. Catia Mariana Brito, 18 anos, disse que pretende aprofundar-se mais ainda na área de informática. “Agora quero adquirir conhecimentos do curso avançado. Em todos os locais onde buscamos emprego, nos solicitam a informática”. Os participantes do curso residem nos Povoados Robalo, Areia Branca; Conjunto Augusto Franco; bairro Coroa do Meio e adjacências.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]

[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.