[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]Em solenidade realizada no final da tarde de ontem, 25, na Unidade de Qualificação Profissional e Produção do bairro Jardim Esperança, a Prefeitura de Aracaju através da Fundação Municipal do Trabalho (Fundat) entregou os certificados de conclusão do curso de Informática para 150 pessoas. As aulas foram destinadas para cinco turmas, nos períodos da manhã, tarde e noite, perfazendo um total de 90 horas/aula. Também aconteceu a aula inaugural do curso de Hidroponia básica, que atenderá mais 40 jovens da comunidade local.

Dividido em quatro módulos – Windows, Word, Excel e Corel Draw – esse curso de capacitação é um dos mais procurados pelo público jovem, que busca maior qualificação para a disputa pelo primeiro emprego. Para o presidente da Fundat, Edson Caetano, esse é resultado de compromisso assumido pelo prefeito Marcelo Déda com essa comunidade desde 2001.

“Estamos vendo aqui que todas as reivindicações da população do bairro foram atendidas, com a lavanderia comunitária, o Credpovo, os cursos de qualificação, como o de Luteria e agora Hidroponia. E para vocês que recebem os certificados de Informática esse é apenas o primeiro passo, mas queremos não apenas qualificar, mas também procurar inserir essas pessoas no mercado de trabalho”, disse Edson Caetano.

Para a instalação do laboratório de informática, a Fundat contou com a doação de 16 computadores oriundos da Fafen (Petrobras). O gerente de Comunicação do órgão, Antônio Raful Filho, esteve presente na solenidade. “É com muita satisfação e orgulho que hoje vemos o resultado desse trabalho, que é competente, sério e muito necessário para a juventude”, disse, confirmando a doação de mais 10 computadores para a Fundat.

Hidroponia básica

O curso de Hidroponia básica será oferecido na unidade em 30 horas, com aulas teóricas e práticas. Para isso toda a estrutura já foi montada para atender os 40 alunos, em duas turmas, sendo cinco deles jovens atendidos pela Missão Criança. O público deve ter acima de 16 anos e nível médio, completo ou em curso. O responsável pelo treinamento será o professor doutor Pedro Viégas, da Universidade Federal de Sergipe.

De acordo com o professor, em Sergipe a mesma técnica só foi utilizada por empresários. Por se tratar de um investimento inicial caro, é uma iniciativa inédita voltada para a capacitação popular. “A idéia é criar agentes multiplicadores, queremos que eles aprendam e andem com as próprias pernas, sem depender do poder público”, disse Viégas. Todo esse trabalho está sendo possível através da parceria da prefeitura com a Agência Setor Público, do Banco do Brasil, que financiou o curso e a montagem do laboratório de incubação e empreendimentos alimentícios.

O gerente da Agência em Aracaju, Danilo Furtado, presente na ocasião falou da participação do órgão. “É com muita emoção que trabalhamos ao lado da prefeitura e pela comunidade. E esse momento é especial, porque estamos trabalhando em prol da educação, mostrando o caminho, mostrando que há solução. O Banco do Brasil se sente muito orgulhoso em contribuir”, declarou.

Também estiveram presentes os demais parceiros da Fundat, como o superintendente do Banco do Nordeste, Saumíneo Nascimento; Vera Souza, representando a Missão Criança Aracaju e José Augusto Freire, representando da Seplan.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]

[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.