[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]Amanhã, dia 22, no estacionamento da Orlinha da Praia de Atalaia (segunda etapa), às 15 horas, a Prefeitura de Aracaju, através da Fundat – Fundação Municipal do Trabalho -, entregará cerca de 1.200 uniformes para os trabalhadores ambulantes da orla de Aracaju. É a continuidade do Projeto Trabalho Cidadão, implantado em abril deste ano. A distribuição será para aqueles que se encontram cadastrados na fundação e que participaram de curso envolvendo qualidade no atendimento.
O projeto “Trabalho Cidadão” tem como prioridade promover a capacitação de vendedores ambulantes, levando-os a participar de cursos. Este ano foram treinados 550 trabalhadores da economia informal, que comercializam seus produtos na orla de Aracaju. Os participantes tiveram a oportunidade em aprimorar conhecimentos no que diz respeito às relações interpessoais, higienização de alimentos, noções básicas de turismo e outros assuntos concernentes à área do comércio informal, totalizando uma carga horária de 1.440 horas. Para tanto, a fundação firmou parceria com a Universidade Tiradentes, local onde foram ministrados os cursos.
O projeto também está voltado para a padronização de barracas e carrinhos, compatíveis com as características de cada produto comercializado, além da intermediação para aquisição de empréstimos para compra de equipamentos. Desde abril deste ano, mês de implantação do projeto, consumidores e turistas estão sentindo a diferença – ambulantes usando uniformes e treinados.
A presidenta da Fundat, Conceição Vieira, afirmou que assistentes sociais e fiscais da fundação, todos os finais de semana se encontram presentes na orla mantendo contatos, orientando e cadastrando os trabalhadores. “Já cadastramos 900 ambulantes. Depois desse projeto o ambulante sabe como abordar o consumidor, em especial o turista, passando-lhes informações turísticas sobre Aracaju”.
Conceição Vieira esclareceu que o ambulante da orla de Aracaju também está preparado para comercializar seu produto com higiene, seguindo as orientações passadas pelos técnicos da fundação.

Uniformes
Aproximadamente 1.200 uniformes serão distribuídos. São conjuntos de bermudas e camisas e jalecos. Os uniformes apresentam cores diferentes. “Desde o início, definimos que as cores das fardas, teriam que lembrar o produto comercializado”, disse Conceição, destacando que os aracajuanos já podem observar nas imediações da orla.
As bermudas são para os trabalhadores que vendem amendoim (vermelho); castanha (laranja); queijo (amarelo) e bebidas em geral (verde) e bronzeadores, artesanato e bijuterias (azul). Já os jalecos, são brancos, com detalhes em cores diferentes, de acordo com o produto (batata frita, cachorro quente, pastel, coco, caldo de cana e outros produtos).[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]

[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.