[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]Na próxima sexta-feira, dia 30, a Prefeitura de Aracaju, com a intervenção da Fundat – Fundação Municipal do Trabalho, estará encerrando a programação do “Ciclo Folclórico”, inserido no projeto “Freguesia”, na Praça Olímpio Campos. O término desse ciclo será marcado com a participação de crianças e adolescentes dos Reisados Doze Estrelinhas e Um Lugar ao Sol; maculelê e dança afro do Educarte, projeto desenvolvido pela Fundação e que está voltado para 60 menores. Os grupos sairão em cortejo pelas principais ruas do Centro de Aracaju, com destino à praça.
A cada mês é realizada uma programação diferente, envolvendo grupos e artistas sergipanos. Desta vez, o Reisado Doze Estrelinhas, advindo do município de Rosário do Catete; Reisado Um Lugar ao Sol, do município de Japaratuva e o Educarte, do Loteamento Senhor do Bonfim, bairro Soledade, se concentrarão a partir das 11h30min, entre os Calçadões das Ruas Laranjeiras e João Pessoa. Durante o trajeto com destino a Olímpio Campos, os menores demonstrarão suas habilidades, ao passo em que convidarão à população para prestigiar as apresentações, que terá início às 12h15min.
No que diz respeito ao projeto Educarte, foi implantado pela Fundat há um ano e quatro meses no bairro Soledade. São 60 menores na faixa etária entre sete e 14 anos aprendendo técnicas de dança, capoeira, artesanato e uma série de atividades que visam elevar a auto-estima de cada participante. Para fazer parte do projeto, é exigido que as crianças e adolescentes estejam cursando o ensino fundamental, bem como a apresentação de boas notas.
Os grupos prometem “arrebentar”. Para tanto, os ensaios estão a todo vapor. “A gente entende que criança não pinta somente o sete, mas faz arte com dedicação e técnica”, afirmou o presidente da Fundat, Antônio Carlos Mota.
O projeto Freguesia, que visa a revitalização das feiras de arte e artesanato, já passou por várias fases. A primeira foi à padronização das barracas nas praças Olímpio Campos e Tobias Barreto. Na seqüência, treinamento para os artesãos e uniformização. Já a terceira tratou da introdução da parte artística nesses núcleos de comercialização, com apresentações de cantores e grupos sergipanos.
O projeto tem sido um sucesso, considerando que, nessas feiras, a comercialização dos produtos foi incrementada, gerando uma maior fonte de renda para os artesãos. Os consumidores podem degustar comidas típicas e, ainda, adquirir peças do nosso artesanato.
O projeto também se estendeu para os bairros de Aracaju, com a realização das feiras itinerantes. “Nós cedemos as barracas e suporte logístico para a comercialização dos produtos que, na sua maioria, é confeccionada pelos moradores da determinada localidade”, comentou Antônio Mota.
Tobias Barreto – Já na Praça Tobias Barreto, também dentro do Projeto Freguesia, a programação terá início às 18h. Neste caso, pessoas da “melhor idade”, comprovarão que fôlego não é problema. Trata-se do Grupo Renovação, do município de Nossa Senhora das Dores que apresentará “Samba de coco – Chamego de Coroa. Ainda, na seqüência, às 19h30min, o público poderá apreciar João Belas Foices, que também não deixará a desejar. Vale a pena conferir![/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.