[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]Oferecer um melhor posicionamento diante das exigências atuais do mercado de trabalho informal, bem como melhores condições de competitividade. Esses são alguns dos objetivos do projeto ´Trabalho Cidadão´, implantado pela Prefeitura de Aracaju e executado pela Fundação Municipal do Trabalho (Fundat) há cerca de seis anos e que agora está sendo revitalizado em parceria com a Universidade Tiradentes (Unit).

O termo de cooperação técnica será assinado na sexta-feira, 28, naquela instituição educacional, às 19 horas. Serão beneficiados mais de 300 ambulantes que desenvolvem suas atividades na orla da praia de Atalaia. Os trabalhadores passarão por um processo de reciclagem, por meio de cursos ligados às áreas de turismo, legislação ambiental e outros. Além disso, também receberão uniformes.

Durante o desenvolvimento do projeto, a Fundat vem promovendo a organização do segmento, desenvolvendo ações que buscam a melhoria na qualidade de vida dos trabalhadores informais que atuam na orla da Atalaia. Assistentes sociais e agentes sociais se pautam na abordagem educativa e orientadora, resultando em pontos positivos, a exemplo da elevação da auto-estima e, conseqüentemente, o aumento nas vendas.

Desde a implantação do Trabalho Cidadão, os trabalhadores informais daquela área participam de cursos, absorvendo conhecimentos ligados à área em que atuam. Além disso, foram cadastrados e uniformizados, de acordo com os produtos comercializados. A Fundação também intermediou junto à instituição financeira a aquisição de financiamento para compra de carrinhos e barracas e promoveu a distribuição de fardamento.

“A Fundat não estará desenvolvendo uma fiscalização controladora porque esse não é o nosso papel. A idéia é levar informações necessárias para o bom desenvolvimento da atividade desempenhada”, esclareceu o presidente da fundação Carlos Magno Costa Garcia.

Parceria Unit

Não é a primeira vez que a Fundat mantém parceria junto a Universidade Tiradentes. “O reitor da Unit, Joubert Uchoa, tem demonstrado sensibilidade às questões voltadas a capacitação profissional, bem como as causas sociais e, para nós que integramos a Prefeitura de Aracaju, essa parceria é de extrema importância porque também proporciona a geração de trabalho e renda, uma das principais preocupações do prefeito Edvaldo Nogueira”, esclareceu Magno.

O termo de cooperação técnica será assinado nas dependências da Unit, local onde também os trabalhadores informais farão os treinamentos. De acordo com a programação, os cursos serão iniciados no dia 22 de outubro, com o objetivo de contemplar cerca de 300 ambulantes. Os trabalhadores informais terão aulas sobre noções de turismo; higiene e manipulação de alimentos; legislação ambiental; atendimento ao cliente e relações interpessoais.

A entrega dos certificados está prevista para o dia primeiro de novembro, com a distribuição dos fardamentos. Vale destacar que os uniformes estão sendo doados pela Unit. Carlos Magno explicou que os fardamentos correspondem a bermudas e jalecos, em tecidos leves, considerando o clima sergipano e o local de trabalho desses trabalhadores. Os jalecos são na cor branco, enquanto que as bermudas em cores variadas, de acordo com o produto comercializado.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.