Fundat capacita artesãos do Centro de Artesanato Chica Chaves
De pescadores, donas de casa e outras profissões pouco rentáveis, a artesãos. A mudança foi possível diante da qualificação profissional. A Fundat treinou um grupo de moradores do bairro Industrial, ministrando cursos na área artesanal, a exemplo de pintura em tecido, trançado em palha, cerâmica, renda irlandesa. Após esse percurso, a Prefeitura de Aracaju cedeu 16 boxes para que o grupo produzisse e, conseqüentemente, comercializasse os produtos.
A iniciativa da Prefeitura de Aracaju deu certo. Em três anos de implantação, os artesãos também absorveram conhecimentos nas áreas de decoração e vitrines. Hoje, o grupo do Chica Chaves sobrevive da comercialização dos produtos artesanais.
Atendimento ao cliente
Esta semana, os 16 artesãos concluíram mais um curso. Desta vez, o treinamento esteve voltado para o atendimento ao cliente. As aulas foram ministradas pelo instrutor Sérgio Costa. As técnicas que devem ser desenvolvidas para um pronto atendimento e a satisfação do consumidor foram assuntos discutidos, bem como a questão da ética profissional.
Na entrega dos certificados, a coordenadora do Programa de Qualificação Profissional, assistente social Marta Rocha, lembrou das dificuldades iniciais, parabenizando o grupo por ter ultrapassado as barreiras. “Hoje vocês são artesãos e são merecedores do título. A administração do prefeito Edvaldo Nogueira também está voltada para a capacitação profissional. É um meio para a inclusão social”, comentou.
A líder do grupo, a artesã Denise Pereira Santana, agradeceu pela realização do curso. “É sempre bom estarmos atualizados. O aprendizado nos trouxe uma nova visão sobre a maneira de como devemos tratar o cliente e a importância do bom relacionamento entre nós. Quero agradecer à Fundat pela oportunidade que nos foi data”, destacou emocionada.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]