[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]Como atender bem o consumidor? O que é ética em vendas? Essas e outras perguntas foram esclarecidas durante a realização do Curso de Atendimento ao Cliente, ofertado pela Prefeitura de Aracaju, por meio da Fundação Municipal do Trabalho (Fundat), para 16 artesãos do Centro de Artesanato Chica Chaves, localizado na Orlinha do Bairro Industrial.

De pescadores, donas de casa e outras profissões pouco rentáveis, a artesãos. A mudança foi possível diante da qualificação profissional. A Fundat treinou um grupo de moradores do bairro Industrial, ministrando cursos na área artesanal, a exemplo de pintura em tecido, trançado em palha, cerâmica, renda irlandesa. Após esse percurso, a Prefeitura de Aracaju cedeu 16 boxes para que o grupo produzisse e, conseqüentemente, comercializasse os produtos.

A iniciativa da Prefeitura de Aracaju deu certo. Em três anos de implantação, os artesãos também absorveram conhecimentos nas áreas de decoração e vitrines. Hoje, o grupo do Chica Chaves sobrevive da comercialização dos produtos artesanais.

Atendimento ao cliente

Ao final da semana passada, 16 artesãos concluíram mais um curso. Desta vez, o treinamento esteve voltado para o atendimento ao cliente. As aulas foram ministradas pelo instrutor Sérgio Costa. As técnicas que devem ser desenvolvidas para um pronto atendimento e a satisfação do consumidor foram assuntos discutidos, bem como a questão da ética profissional.

Na entrega dos certificados, a coordenadora do Programa de Qualificação Profissional, assistente social Marta Rocha, lembrou das dificuldades iniciais, parabenizando o grupo por ter ultrapassado as barreiras. “Hoje vocês são artesãos e são merecedores do título. A administração do prefeito Edvaldo Nogueira também está voltada para a capacitação profissional. É um meio para a inclusão social”, comentou.

A líder do grupo, a artesã Denise Pereira Santana, agradeceu pela realização do curso. “É sempre bom estarmos atualizados. O aprendizado nos trouxe uma nova visão sobre a maneira de como devemos tratar o cliente e a importância do bom relacionamento entre nós. Quero agradecer à Fundat pela oportunidade que nos foi data”, destacou emocionada.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.