[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

Representantes da Fundação Banco do Brasil (FBB) participaram nesta quarta-feira, 2, de uma reunião na Secretaria de Estado do Planejamento (Seplan) sobre o início da missão da FBB na Cooperativa de Pesca e Construção Naval (Navpesca). Durante a reunião, foram tratados temas como a operacionalização da Cooperativa, especialmente em sua parte técnica, a exemplo da instalação de equipamentos. Participaram da reunião representantes da Seplan, da Petrobras, do Banco do Brasil, da Fundação Municipal do Trabalho de Aracaju (Fundat) e da presidência da Navpesca.

A Cooperativa de Pesca e Construção Naval (Navpesca) é uma Unidade de Processamento de Pescado que funcionará no Bairro Industrial. O local deverá contar com píer, frigorífico, fábrica de beneficiamento de pescado e estaleiro, além de um centro de formação técnica cooperativista. Com isso, a atividade pesqueira de Aracaju deverá ser revitalizada, gerando emprego, renda e uma série de benefícios sociais decorrentes da capacitação de pescadores para o trabalho com a construção naval.

A FBB, representada por Ricardo Braune, da diretoria de Geração de Trabalho e Renda, e por Carmem Araújo, da Gerência do Núcleo de Monitoramento de projetos, reafirmou o compromisso de trabalhar no Projeto Navpesca com o apoio do Governo do Estado, via Seplan.

"Estamos aqui não para identificar erros, mas para encontrar e viabilizar soluções que promovam a implantação real da Navpesca o mais rápido possível", disse Braune.

Desenvolvimento

O secretário-adjunto do Planejamento, Guilherme Rebouças, declarou que a Navpesca poderá ser replicada em outros territórios. "A estratégia desse Governo é trabalhar com inclusão, o que se adapta perfeitamente à execução de um projeto como a Navpesca", afirmou.

Guilherme disse ainda que a Cooperativa é um dos pontos de enfrentamento de desigualdade de renda. "A idéia de desenvolvimento do Estado passa por uma análise vocacional dos territórios, com ênfase nos Arranjos Produtivos Locais e observação de cada cadeia produtiva", reforçou.

A Empresa Sergipana de Desenvolvimento Sustentável (Pronese), vinculada à Seplan, foi representada por Marcelo Barreto e César Valadares. Ambos afirmaram a importância da intervenção estatal, via Seplan, para a melhoria na qualidade de vida dos pescadores.

Navpesca

O projeto Navpesca será apresentado e discutido nesta quinta-feira, 3, em Brasília, em uma reunião entre a secretária de Estado do Planejamento, Lúcia Falcón, e a secretária do Patrimônio da União (SPU), Alexandra Reschke.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.