[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]Além do Museu de Rua com a maquete do Centro histórico de Aracaju, a Ponte do Imperador abriga agora a exposição “Aracaju de Outrora”, composta por 35 fotografias que retratam o período de 1900 a 1940. A iniciativa da mostra é da Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Esportes (Funcaju), através da Galeria de Arte Álvaro Santos. “Com um trabalho inédito, procurei usar reproduções dos cartões postais como fonte histórica”, diz Naide Barbosa, organizadora dos painéis que retratam imagens de diversos locais de Aracaju.

As imagens retratam a praça Fausto Cardoso, praça do Palácio, Biblioteca Pública, além de um croqui do Centro Histórico da cidade. Segundo Naide, o objetivo é relembrar a evolução urbana do comércio de Aracaju. “Queremos mostrar ainda a importância da preservação do patrimônio cultural desta cidade e o interesse pelo momento histórico apresentado”, garante a organizadora.

A mostra está dividida em quatro períodos: gênese urbana, que revela a timidez na formação populacional e arquitetônica; industrialização, que exibe o maior centro urbano e a maior industrialização do estado; apogeu da modernidade, que divulga a adoção de medidas sanitárias, de segurança e construção de expiração eclética; e refluxo, que simboliza um declínio nas transformações ocorridas no centro da cidade em razão dos problemas econômicos da época.

“Essa exposição pode dar uma dinâmica no entendimento, já que o local que está sendo exposta possui uma maquete de Aracaju”, afirma Naide, referindo-se ao Museu de Rua. Ela comenta ainda que estão por vir outros trabalhos para interagir a história da cidade com o aprendizado de estudantes, já que não são apresentadas apenas fotos. “Essa exposição é resultado de uma pesquisa, com textos e legendas explicativas, fundamentadas em pesquisas”, explica a organizadora e autora do livro “Em busca de imagens perdidas”.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]

[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.