Fotografias da Aracaju de Outrora estão expostas na Ponte do Imperador
As imagens retratam a praça Fausto Cardoso, praça do Palácio, Biblioteca Pública, além de um croqui do Centro Histórico da cidade. Segundo Naide, o objetivo é relembrar a evolução urbana do comércio de Aracaju. “Queremos mostrar ainda a importância da preservação do patrimônio cultural desta cidade e o interesse pelo momento histórico apresentado”, garante a organizadora.
A mostra está dividida em quatro períodos: gênese urbana, que revela a timidez na formação populacional e arquitetônica; industrialização, que exibe o maior centro urbano e a maior industrialização do estado; apogeu da modernidade, que divulga a adoção de medidas sanitárias, de segurança e construção de expiração eclética; e refluxo, que simboliza um declínio nas transformações ocorridas no centro da cidade em razão dos problemas econômicos da época.
“Essa exposição pode dar uma dinâmica no entendimento, já que o local que está sendo exposta possui uma maquete de Aracaju”, afirma Naide, referindo-se ao Museu de Rua. Ela comenta ainda que estão por vir outros trabalhos para interagir a história da cidade com o aprendizado de estudantes, já que não são apresentadas apenas fotos. “Essa exposição é resultado de uma pesquisa, com textos e legendas explicativas, fundamentadas em pesquisas”, explica a organizadora e autora do livro “Em busca de imagens perdidas”.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]
- Fotografias da Aracaju de Outrora estão expostas na Ponte do Imperador – Fotos: Silvio Rocha