[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]Foi apresentado oficialmente na manhã de hoje, dia 27, o projeto Criança Cidadã, cujos objetivos principais são a retirada da rua de crianças e adolescentes em situação de risco, e a reintegração dos jovens na sociedade. O fórum aconteceu no auditório da OAB – Ordem dos Advogados do Brasil.
O projeto foi iniciado na última segunda-feira, 24, e é desenvolvido pela Prefeitura de Aracaju, através da Semasc – Secretaria Municipal de Assistência, Promoção Social e Combate à Pobreza – e da Rede Cidade Criança.
A apresentação foi iniciada pela secretária municipal de Assistência, Conceição Vieira, que destacou a importância da integração de todos os órgãos relacionados à criança e ao adolescente para o sucesso da iniciativa. “Precisamos ver o cidadão como ser integral, que precisa de todas as políticas públicas unidas e, por isso, convidamos os representantes de todas as entidades com trabalhos nessa área”, disse.
De acordo com Conceição, o objetivo é transformar o CSU – Centro Social Urbano – da rua Alagoas num centro de referência da criança e do adolescente. As crianças e adolescentes levados ao CSU vão receber encaminhamento escolar, participar de oficinas de formação artística e esportiva, fazer as três refeições diárias e receber uma bolsa de R$ 90 para menores de até 14 anos, e de R$ 100 a partir de 15. Futuramente os adultos atendidos lá passarão a receber atendimento no CAIC.
A secretária estadual adjunta de combate à pobreza, Lúcia Pinho, disse que a secretaria está aberta a parcerias. “É possível mudar o quadro atual. Só precisamos de vontade política”, afirmou.
Participaram do encontro membros dos Conselhos Tutelares, do Conselho Municipal de Assistência Social, Conselho da Mulher e da ONG Missão Criança.
Além de Conceição Vieira e Lúcia Pinho, compuseram a mesa o representante do prefeito Marcelo Déda, Oliveira Júnior (secretário municipal de Governo); a procuradora Isabel Abreu (Ministério Público); Lucinda Melo, conselheira do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente; Maria do Carmo, conselheira da OAB; além do deputado federal Jackson Barreto.
Estiveram presentes ainda Sandra Beiju, representante de deputada estadual Ana Lúcia; Rafael Rodrigues, rep. de Tânia Soares, presidente da Funcaju; José de Oliveira, rep. do vereador Magal da Pastoral.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.