[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]Terá início hoje, dia 4, o II Fórum de Forró de Aracaju, evento que esse ano homenageará um dos maiores mestres da música nordestina, o paraibano Jackson do Pandeiro. O Fórum, promovido pela Prefeitura de Aracaju, através da Funcaju – Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Esporte -, será realizado até à próxima quinta, dia 6, no teatro Atheneu. A abertura será feita às 19 horas pelo prefeito de Aracaju, Marcelo Déda, e pelo presidente da Funcaju, Lealdo Feitosa. Os participantes debaterão temas como: análise temática da obra de Jackson do Pandeiro; Jackson do Pandeiro e o sincopado; um pandeiro que mudou a música brasileira e Forró pé de serra versus forró eletrônico.
Entre os debatedores estarão figuras representativas da música popular nordestina como o escritor, compositor e teatrólogo paraibano Bráulio Tavares, autor de músicas como “Nordeste independente” e “Caldeirão dos mitos”, imortalizadas pela cantora Elba Ramalho.
Outro nome que estará presente no Fórum é o pernambucano Silvério Pessoa, cantor, compositor, ex-vocalista do grupo Cascabulho, que já está no estúdio para gravar um CD em homenagem a Jackson do Pandeiro. Intitulado Micróbio do Frevo, o álbum se concentra nos frevos gravados por Jackson nos anos 50 e 60, incluindo algumas raridades.
Durante a realização do Fórum será lançado o livro biografia “Jackson do Pandeiro – o rei do ritmo”, de autoria de Fernando Moura e Antonio Vicente. Moura também estará participando do debate “Um pandeiro que mudou a música brasileira”, que ainda terá a participação de Antônio Barros (parceiro musical de Jackson do Pandeiro) e de Almira Castilho (ex-mulher do músico).
Para não fugir a tradição, os participantes poderão curtir o forró de Edgar do Acordeon, vencedor do 1º Festival de Sanfoneiros Pé de Serra de Aracaju, e Joaquim Antônio e o grupo Casaca de Couro, tudo regado com muita comida típica.
A diferença entre o forró pé de serra e o eletrônico também será tema de debate no Fórum que terá como palestrante o professor José Maria Tenório Rocha, tendo ainda como debatedores Bráulio Tavares, Fernando Moura, Antônio Barros, Cecéu (mulher de Barros) e Almira Castilho.
Segundo Paulo Correia, da equipe que organiza o evento coordenado pela professora Tereza Cristina Cerqueira, o II Fórum de Forró de Aracaju tem como objetivo o resgate das raízes culturais nordestinas. “O Fórum servirá para que se aprofunde a discussão sobre nossos valores culturais”, explica. “Vamos mostrar o quanto nós somos ricos culturalmente”, concluiu.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.