[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

Dentro da Programação da Semana do Meio Ambiente, a Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh) realizou na manhã desta quarta-feira, 2, o Fórum Estadual de Educação Ambiental, que tem como objetivo iniciar o processo da institucionalização da Lei nº 6.882, que designa a Política Estadual de Educação Ambiental para a sociedade sergipana. Gestores de secretarias de Educação do Estado e do Município de Aracaju, e da Federação de Escolas Particulares participaram das discussões. O evento ocorreu no auditório da Codise.

Durante abertura do Fórum, o secretário de Estado do Meio Ambiente, Genival Nunes, destacou a importância do ato para o Sergipe.  “Como o tema Meio Ambiente é transversal e a Educação Ambiental não teria como ser inserida como disciplina de Grade Curricular do aluno, embora destacada pela lei federal a necessidade de promover a educação ambiental em todos os níveis de ensino, buscamos construir para o Estado uma política pública de Educação Ambiental capaz de promover a condição do exercício ambiental dentro da comunidade escolar e toda a sociedade sergipana”.

Genival Nunes destacou ainda que com a construção de políticas públicas ambientais está dando formato ao Meio Ambiente sergipano. “Hoje, o Estado de Sergipe, após uma longa caminhada, conquistou a condição de ter uma Política Ambiental de Educação Ambiental implantada, decretada em abril deste ano e sancionada pelo governador Marcelo Déda. A medida vai trabalhar a transversalidade do Meio Ambiente, da Educação Ambiental, com as demais disciplinas”.

O Fórum de Educação Ambiental foi coordenado pelo superintendente de Educação Ambiental da Semarh, Lício Valério Lima, que apresentou em sua palestra a ‘Interface da Política Nacional de Educação Ambiental com a Política Estadual de Educação Ambiental’.

“A Constituição Brasileira, cita em seu artigo do Meio Ambiente, a necessidade de promover a Educação Ambiental no ensino e a conscientização pública para a preservação do meio ambiente. Com a institucionalização da PEEA no Estado, a Educação Ambiental estará incorporada no currículo escolar, não como matéria, mas fortalecida pela associação que uma matéria comum tem com o Meio Ambiente”, explicou o superintendente.

Participaram do Fórum Ambiente representantes de secretários e secretários de Educação e Meio Ambiente dos municípios do Estado; o superintendente do Ibama, Manoel Resende; a representante da secretaria de municipal de Educação, Valdinete Paes; a representante da secretaria de Estado da Educação, Conceição Cruz; o presidente da Federação das Escolas Particulares de Sergipe, Joaquim Macêdo, e o da sociedade civil, Valdson Costa.

Programação

O Fórum faz parte da Programação da Semana do Meio Ambiente, promovida pela Semarh. Nesta sexta-feira,4, haverá ainda o ‘Meio Ambiente no Calçadão’. Esse momento será realizado das 15h30 às 17h30, entre o calçadão das ruas João Pessoa e Laranjeiras, no centro da cidade.
 
A programação da Semana do Meio Ambiente será encerrada no sábado, 5, às 10h, no Dia Mundial do Meio Ambiente, com Caminhada Ambiental na Orla da Atalaia. Durante percurso, onde o momento lúdico será acompanhado pelo grupo de teatro ‘Arte em Ação’, serão distribuídos o Guigó: Informativo Ambiental, edição 01, e ainda adesivos personalizados com o macaco Guigó: primata habitante em Sergipe e parte da Bahia e ameaçado de extinção.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.