[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]A partir do próximo dia 20 de junho, o Brasil inteiro vai começar a constatar o porquê do Forró Caju, o festejo junino promovido pela Prefeitura de Aracaju, é apontado atualmente como a melhor e mais organizada festa de São João de toda a região Nordeste. Para confirmar isso os números apresentados pela Funcaju – Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Esportes – chegam a impressionar.
Serão 10 dias de muito forró numa área (praça de eventos dos mercados municipais) calculada em mais de quatro mil metros quadrados. Nada menos que 83 atrações de forró estarão presentes na festa, sendo 30 artistas ou bandas com trabalho de projeção nacional e outros 53 com trabalho de projeção local e regional. Entre tudo isso, serão mais de 160 horas de música, sem contar com o chamego no arraial onde acontecem apresentações de quadrilhas. “Ainda podemos aumentar o número de atrações, pois o setor de eventos ainda negocia com trios pés de serra e outros artistas as apresentações no arraial”, avisa Tânia Soares, presidente da Funcaju.
A estrutura de palco conta com dois super-palcos medindo mais de 60m2 de área. Para este ano a Prefeitura de Aracaju estima uma freqüência de público superior a do ano passado, por noite, devendo ultrapassar 80 mil. Em noites de shows com artistas de projeção nacional e que sejam durante o fim de semana este público deve aumentar para mais de 100 mil, pois os moradores da Grande Aracaju são sempre atraídos.
Mais de 5 mil pessoas estarão trabalhando envolvidas durante os 10 dias do evento. Nesta estimativa a prefeitura contabiliz os vendedores ambulantes, os comerciantes, seguranças, prestadores de serviços, artistas, cantores e suas equipes. Pessoas que estão diretamente envolvidas com tudo que acontece na “arena” do Forró Caju. “Não estamos contabilizando os setores que estão indiretamente envolvidos com a festa como por exemplo o setor hoteleiro, o setor varejista de lojas e supermercados e os fornecedores de equipamentos e suprimentos diversos de uma forma geral”, diz Tânia Soares.
Na área de suporte da festa, o forrozeiro terá à disposição 100 banheiros químicos, além de mais um palco de forró pé-de-serra, 20 bares, dois disciplinadores, seis saídas de emergência e um mini hospital, que funcionará para o atendimento de urgência com as equipes do SAMU – Serviço de Atendimento Municipal de Urgência. Na segurança, efetivos da Guarda Municipal, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Polícia Civil e Federal, numa média de 350 homens, prestarão o serviço necessário aos forrozeiros.
Além disso, o Forró Caju 2003 será uma festa solidária, pois contribuirá com o programa Fome Zero do Governo Federal. Com o tema “Este ano é a fome quem vai dançar”, a administração municipal pretende arrecadar algo em torno de 800 toneladas de alimentos para distribuir entre a população carente de Aracaju.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.