[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

Depois de mais de 20 horas de paralisação por conta da interrupção do fornecimento de energia elétrica em várias regiões do sertão sergipano, por volta das 17h30min da quinta-feira, 26, a Companhia de Saneamento de Sergipe (Deso) conseguiu retomar a operacionalização das adutoras Alto Sertão e Sertaneja.

Devido à paralisação, o abastecimento de água em toda a região foi suspenso, afetando as sedes municipais e povoados de Porto da Folha, Poço Redondo, Monte Alegre, Nossa Senhora da Glória, São Miguel do Aleixo, Nossa Senhora Aparecida, Frei Paulo, Pedra Mole, Pinhão, Amparo do São Francisco, Canhoba, Nossa Senhora de Lourdes, Itabi, Graccho Cardoso, Feira Nova, Cumbe e Carira. Embora o fornecimento de energia tenha voltado à normalidade, ainda existem problemas no abastecimento, devido ao tempo da paralisação.

Segundo o chefe da Unidade de Negócios do Sertão (UNSE), José Gabriel Almeida, a água percorre cerca de 200 quilômetros de adutoras e ramais até chegar às casas e o tempo de paralisação é determinante para o retorno à normalidade do abastecimento.

"Ao recolocar o sistema em operação é necessário encher os reservatórios ao longo da adutora para pressurizar a rede e isso não ocorre de imediato. Em Nossa Senhora da Glória, por exemplo, a água começou a chegar às 2h da madrugada desta sexta. Em Frei Paulo, iniciamos o abastecimento às 9h30min desta sexta-feira. Existem localidades onde o bombeamento possui dificuldades normais e com o tempo de paralisação que ocorreu é necessário um período maior até a recuperação", informou.

A previsão da UNSE é de que os problemas de abastecimento em decorrência da falta de energia estejam resolvidos até o fim desta semana.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.