[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

Um roteiro por cidades sergipanas para demonstrar a grandeza e a importância dos festejos juninos para a valorização da cultura e das tradições sergipanas. Essa é a síntese da programação executada pelo governador Marcelo Déda, ao lado do ministro do Turismo, Luiz Barretto, na noite desta sexta-feira, 27, antevéspera das comemorações em homenagem a São Pedro.

O governador e o ministro, ao lado de diversas autoridades, participaram da abertura oficial do tradicional São Pedro de Capela, foram ao Forró Siri, em Nossa Senhora do Socorro, e terminaram a noite no Forró Caju, na capital.

Recepção

Em Capela, a 82 quilômetros da capital, o governador, o ministro e toda a comitiva foram recepcionados pelo prefeito Manoel Messias Sukita e pela primeira dama, Silvany Mamlak. Em seguida, ocorreu a abertura oficial dos festejos juninos da cidade, reunindo milhares de pessoas na Praça da Matriz.

No local, o governador foi homenageado com o Prêmio ‘Anderson de Melo’, por sua contribuição à preservação e valorização da cultura local. Segundo o prefeito Sukita, a condecoração, que imortaliza o fundador da Festa do Mastro, há 69 anos, foi criada para homenagear personalidades que contribuem com a valorização e difusão das autênticas tradições do município.

"O governador enfatizou que esta festa não é só dos capelenses, mas de todos os sergipanos. Este gesto dá a dimensão da generosidade do nosso governador que, para nos proporcionar ainda mais alegria, nos traz o ministro do Turismo para abertura oficial dos festejos. É um momento inesquecível para o povo de Capela", disse o prefeito Sukita.

O prefeito também lembrou de todos os compromissos assumidos e cumpridos pelo Governo do Estado na atual administração, envolvendo diversas obras e serviços que proporcionaram benefícios ao povo de Capela nas áreas de saúde, infra-estrutura e habitação, dentre outras. Sukita também fez um agradecimento especial ao ministro Luiz Barretto pelo desprendimento de prestigiar o resultado dos investimentos feitos nos festejos juninos do Nordeste.

"Graças a todo a apoio que recebi dos governos Federal e do Estado, além do apoio dos parlamentares sergipanos, conseguimos resgatar o São Pedro de Capela para todos os sergipanos, tornando a nossa festa uma das melhores do país", concluiu o prefeito.

Apoio

Segundo o ministro Luiz Barretto, sua participação nos festejos juninos sergipanos foi de importância crucial para assimilar o significado que o evento tem para a cultura local e para a manutenção das tradições, além de gerar emprego e renda.

"Estou visitando alguns estados nordestinos e pude conferir a dimensão e o envolvimento da população com os festejos juninos. Isto é fundamental, pois amplia a nossa concepção sobre a importância destas manifestações para a valorização da cultura e o desenvolvimento de potencialidades turísticas", frisou o ministro.

Segundo ele, ao todo, o Ministério do Turismo está investindo esse ano cerca de R$ 50 milhões nos festejos juninos do Nordeste, e desse montante, aproximadamente R$ 4 milhões foram investidos em Sergipe.

"Agora, tenho a exata noção da importância da aplicação desses recursos e estarei cada vez mais disposto a colaborar com iniciativas dessa natureza que são fundamentais para a cultura da região e de todo o Brasil. Além do litoral, precisamos mostrar ao Brasil o que acontece no interior da riquíssima cultura nordestina", salientou Barretto.

Retomada dos investimentos

Para o governador Marcelo Déda, os festejos juninos de Sergipe estão assumindo um papel destacado em toda a divulgação de mídia na política de turismo do Governo Federal. "Isto tem atraído a atenção das operadoras de turismo e da população brasileira. Estamos vivendo uma grande fase para o nosso turismo, e os festejos juninos são uma âncora importante, já que no mês de junho, quando chove, além das praias, podemos vender nossas festas por todo o Estado", pontuou o governador.

"Convidei o ministro Luiz Barretto para que ele pudesse testemunhar a pujança, a autenticidade e a animação do nosso povo durante o São João, aliadas à organização do governo e de todas as prefeituras para realizar festejos pacíficos e grandiosos. E está dando resultados", revelou Déda.

Ele também afirmou que o momento atual marca a retomada dos investimentos nas tradições culturais e folclóricas em todo o Estado, fortalecendo o vínculo dos sergipanos com sua própria história.

"Estamos realizando o maior São João do país, pois essa é a festa do coração do povo sergipano. Para isso, contamos com uma sinergia entre Governo Federal, Governo do Estado e prefeituras, além da participação maciça do povo, que nos oferece legitimidade para investir nessa tradição que atrai cada vez mais visitantes, estimulando o turismo e toda a economia", destacou o governador.

Em Capela, apresentaram-se as bandas Magníficos, Calcinha Preta, Cavaleiros do Forró, dentre outras.

Roteiro

Depois de Capela, o governador e o ministro seguiram para o Forró Siri, em Nossa Senhora do Socorro, a 13 quilômetros da capital, onde foram recebidos pelo prefeito José Franco e apresentados a toda a estrutura da festa que, em 2008, completa 15 anos de realização.

"Em 15 anos, essa festa consolidou sua importância em Sergipe, sobretudo na área metropolitana de Aracaju. Estão de parabéns o prefeito José Franco, a população de Nossa Senhora do Socorro e todos os parceiros que colaboram com a realização", frisou o governador.

Apresentaram-se dentre as atrações do Forro Siri 2008 as bandas Seeway, Pedro Henrique e Gabriel e banda Magníficos.

Na seqüência, o governador conduziu o ministro até o Forró Caju, onde foram recebidos pelo prefeito Edvaldo Nogueira, que detalhou toda a estrutura e apresentou aspectos históricos ligados à evolução da festa.

"Esta é a festa que é praticamente o portal de entrada para os visitantes conhecerem o São João sergipano. Temos hoje uma referência de organização, estrutura e participação popular que é destaque em todo o Brasil", ilustrou o governador ao ministro.

Presentes aos eventos na noite de sexta-feira estavam o senador Antônio Carlos Valadares, os deputados federais Valadares Filho, Jackson Barreto e Albano Franco, os deputados estaduais Adelson Barreto, Zeca da Silva e Celinha Franco e o ex-deputado Gilton Garcia, dentre outras autoridades.

Acompanharam o governador os secretários de Estado do Turismo, João Gama, da Comunicação Social, Eloísa Galdino, do Meio Ambiente, Márcio Macedo, e da Saúde, Rogério Carvalho.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.