[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]Através de uma parceria entre a Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania (Semasc) e a Fundação Municipal do Trabalho (Fundat), 43 flanelinhas que viviam nos semáforos da cidade estão agora participando do Curso de Padeiro oferecido pela Prefeitura de Aracaju. Eles deixaram as atividades realizadas em semáforos da cidade após abordagens pedagógicas feitas por educadores sociais da Semasc, inclusive com a participação da secretária Rosária Rabêlo, da Assistência Social e Cidadania.

Na primeira semana do curso os jovens tiveram acesso a aulas teóricas com conteúdo voltado para noções básicas de cidadania e agora iniciaram as aulas práticas. O curso tem duração de 120 horas, sendo que 10 horas foram dirigidas às aulas de relações interpessoais, 10 horas para a higiene e manipulação de alimentos e as 100 horas restantes serão dedicadas às aulas práticas.

Neste período, os flanelinhas vão efetivamente aprender a confeccionar pães e biscoitos e, quando concluírem o curso, estarão aptos para trabalhar em panificações ou optar por montar um negócio próprio dentro de sua residência. O objetivo desse curso é dar oportunidade a esses jovens para que eles possam ser inseridos no mercado de trabalho de forma qualificada.

Para Edílson dos Santos, 21, essa oportunidade está fazendo ele melhorar de vida. Ele reconhece as dificuldades que encontra para a sobrevivência, mas não perde a esperança. “Com essa chance que a prefeitura me deu, vou ter uma vida melhor e é o que quero”, diz. “Vou voltar a estudar e me dedicar e esse curso”, complementa Edílson, que pretende sair direto para trabalhar numa panificação.

Fabiano dos Santos, 20, não esconde a satisfação de participar desse curso. “Acho uma maravilha”, comenta. “É uma forma de me ocupar e ter uma profissão digna”. Fabiano também tem a intenção de voltar à escola para dar continuidade aos estudos que abandonou e pretende deixar os semáforos onde limpa vidros de carros.

Para o instrutor do curso, Marcos dos Santos, essa ação realizada pela Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania em parceria com a Fundação Municipal do Trabalho é de grande importância porque está inserindo esses jovens no mercado de trabalho e mostrando para eles a capacidade de cada um e, em conseqüência, tem contribuído para aumentar a auto-estima desses futuros profissionais.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]

[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.