[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]Dois filmes nacionais irão compor a programação cultural do Projeto Verão 2005. O curta-metragem Ofusca e o longa-metragem Língua serão exibidos dia 22 de janeiro, a partir das 19 horas. Os filmes fazem parte da diversificada programação cultural do evento que este ano conta com apresentações de música, teatro, dança, grupos folclóricos, cordelistas, repentistas, concurso de escultura na areia e de artes plásticas e um sarau poético.

Sobre os filmes

Ofusca
O curta-metragem do cineasta Flávio Frederico narra quatro pontos de vista, um triângulo amoroso e um carro. O curta-metragem de 2002 recebeu diversos prêmios no Brasil, Alemanha, Cuba e Portugal.

Língua
Em quatro continentes, trechos do cotidiano de pessoas de várias idades, origens, classes, fés e culturas, são recortados e costurados em ordem cronológica. Durante três dias, atravessamos cidades e sentimentos de muitos tons. Encontramos, flagramos, seguimos, acompanhamos e largamos personagens em trânsito por vários mundos econômicos, espirituais e pessoais.

A língua portuguesa é o veículo para falar do cotidiano de pessoas que vão de um camelô de rua ao prêmio Nobel de Literatura. Uma narrativa de ações paralelas e muitos personagens, cujas histórias se entrelaçam no decorrer de alguns dias. Um filme feito de conversas. Hábitos e espaços re-ordenados por uma montagem de tempos e intensidades destas vidas em movimento. “Língua” não é só um filme sobre a língua portuguesa. “Língua” é também um filme que retrata sociedades multiculturais e o colonialismo em todos os tempos. Um documentário sobre o mundo nos cerca.

O longa-metragem do diretor Vitor Lopes, lançado em 2004, foi co-produzido por Brasil e Portugal e filmado em seis países: Portugal, Moçambique, Índia, Brasil, França e Japão. Até hoje o filme recebeu dois prêmios, um em Portugal e outro no Brasil.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.