[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

A Filarmônica Nossa Senhora da Conceição, fundada em Itabaiana em 1745, e considerada a mais antiga instituição musical em atividade no país, foi tema de reportagem, esta semana, no Canal Futura. Segundo o presidente da instituição, Rômulo de Oliveira Silva, ao longo deste ano outras notícias sobre as atividades da Filarmônica serão divulgadas pelo Futura – um canal de TV que tem uma proposta educativa para crianças, jovens e adultos.
 
A Filarmônica Nossa Senhora da Conceição conta com o patrocínio do Banco do Estado de Sergipe (Banese).Trata-se de uma entidade reconhecida como de utilidade pública municipal, estadual e federal, cadastrada no Fundo da Infância e da Adolescência (FIA), e que ao longo de mais de dois séculos e meio de existência tem contribuído com o desenvolvimento sócio-cultural da cidade de Itabaiana e do Estado de Sergipe, através da música.
 
A instituição tem presença marcante nos eventos festivos de Itabaiana e também fora do município. Desde 2005, a denominação Filarmônica Nossa Senhora da Conceição deixou de representar apenas um grupo musical para constituir-se em instituição e abrigar diversos grupos e programas em suas dependências.
 
Atualmente, a Filarmônica mantém o Instituto de Música Maestro João de Matos, a Sede Administrativa, o Museu da Música, a Escola de Música, a Banda Jovem, a Banda Sinfônica, a Orquestra Preparatória, a Orquestra Sinfônica de Itabaiana e os coros Adulto e Infantil.
 
Possui, ainda, um museu de música onde estão expostos instrumentos musicais do século passado e um acervo de quatro mil partituras de compositores regionais – grandes músicos como Jorge Americano Rego, ex-regente da banda do 28º BC e pai de Luiz Americano, que marcou a memória musical brasileira, reconhecido nacionalmente como instrumentista e compositor exímio.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.