[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

“A realização do Festival de Teatro Sergipano já é um divisor de águas para a cultura sergipana”. A declaração da secretária de Estado da Cultura, Eloísa Galdino, resume a representatividade do I Festival de Teatro Sergipano para a classe artística de Sergipe. O evento, que acontece entre os dias 15 e 28 de março, foi lançado oficialmente no Teatro Lourival Batista, em Aracaju, na manhã desta terça-feira, primeiro dia de março, o mês do teatro.

O evento é a primeira ação do projeto Sergipe em Cena 2011, e toda a programação foi discutida previamente com representantes das artes cênicas do Estado. Durante apresentação do evento aos jornalistas, produtores culturais e patrocinadores, Eloísa Galdino reforçou os objetivos do festival. “Entre os objetivos desse evento, destaco a celebração em torno dos nossos grupos teatrais, mostrando para a sociedade que Sergipe possui grandes atores, e conseqüentemente, a formação de público, que certamente o Festival vai fomentar. Queremos que a sociedade conheça e prestigie nossos atores”, disse Elóisa.

A secretária revelou ainda que o Festival foi desenvolvido através de três pilares: capacitação, circulação da produção teatral e acesso aos bens culturais de forma gratuita. “Esses três eixos formam a base de todos os trabalhos que realizamos na Secretaria de Estado da Cultura [Secult]. E foi justamente a importância deste projeto que levou grandes representantes do poder privado a tornaram-se parceiros nesta idéia.

Eloísa agradeceu publicamente aos patrocinadores Banese e Oi, e ao GBarbosa, Detran-SE, Banco do Nordeste (BNB), Fundação Aperipê e Funarte, pelo apoio cultural. “Sem a compreensão de vocês para a criação deste evento, não seria possível executá-lo. Obrigado a todos por compreender a importância de patrocinar e apoiar as artes do nosso Estado, valorizando os nossos artistas”, frisou a secretária.

Satisfação da classe artística

Mesclando apresentações teatrais, shows e oficinas, o festival de Teatro Sergipano é a concretização de um sonho antigo da classe artística sergipana. “Será um momento muito especial para todos os atores sergipanos. Em nome do Sindicato dos Artistas e Técnicos em Diversão do Estado de Sergipe [Sated/SE], quero agradecer a Secult por essa iniciativa”, afirmou o presidente do sindicato, Ivo Adnil.

Entusiasta do festival, Ivo declarou que o evento também será positivo do ponto de vista de apoio financeiro à produção local e revela que a maratona cultural ocorrerá em um mês especial à categoria. “Vislumbro com essa festa em prol do teatro uma verdadeira vitrine para o nosso trabalho, disparando também o gatilho da economia local. Vamos aproveitar o Festival para celebrar também os 18 anos de nossa Instituição. Certamente, março será um mês inesquecível para as artes cênicas de Sergipe”, acredita Ivo Adnil.

Satisfação dos patrocinadores

Para a executiva de Relações Institucionais da Oi, Miriam Nunes, fazer parte do Festival se mostra uma oportunidade ímpar, visto que a empresa investe em cultura. “Resolvemos participar por vislumbrarmos, nesse conceito de projeto, um forte potencial para visibilidade dos nossos serviços. A empresa respeita e valoriza a diversidade cultural, incentivando a pluralidade de pensamentos e expressões artísticas”, pontuou Miriam.

Segundo o assessor de Comunicação do Detran/SE, Nivaldo Cândido, investir no evento só vem a contribuir para o processo de aproximação da empresa com a sociedade. “Estamos mostrando que o Detran também apóia a cultura sergipana, estreitando assim os laços com a sociedade. Estamos trabalhando num processo de humanização da Instituição e fazer parte de algo desse porte é primordial para nossa atuação. Assim, participar do Festival Sergipano de Teatro é uma honra muito grande para todos nós”, disse o assessor.

Presente no lançamento do evento, o presidente do Banco do Estado de Sergipe (Banese), Saumíneo Nascimento, acompanhou o pequeno espetáculo apresentado e declarou que o banco está presente na vida cultural dos sergipanos. “O Banese investe parte de seus lucros em projetos sólidos na área cultural e não poderia ficar de fora dessa iniciativa louvável da Secretaria de Estado da Cultura”, afirmou.

Também estiveram no Teatro Lourival Batista durante o lançamento do Festival de Teatro Sergipano representantes do GBarbosa, Banco do Nordeste do Brasil (BNB), Fundação Aperipê e Funarte, que apóiam o evento.

Programação

A programação contempla espetáculos dos mais variados gêneros: da comédia ao romance, do drama ao infanto-juvenil. Pelos palcos do Festival passarão 25 grupos e companhias teatrais, sendo 21 sergipanos e quatro de outros Estados (Rio de Janeiro, Alagoas, Paraíba e Rio Grande do Sul). Destaque para a participação da classe cênica do interior, que será representada por sete grupos de diferentes regiões de Sergipe.

Serão 14 dias de arte em toda a parte. O público terá acesso gratuito a espetáculos teatrais na praça Fausto Cardoso, Mirante da 13 de Julho e Rua da Cultura, além do Teatro Tobias Barreto e Teatro Lourival Batista. A maratona cultural será um verdadeiro presente do Governo de Sergipe, através da Secult, a Aracaju, no mês em que toda a população sergipana celebra os 156 anos da capital do Estado.

Qualificação

Além do fomento à produção das artes cênicas de Sergipe e formação de público para as companhias teatrais locais, o Festival de Teatro Sergipano, seguindo a atual política cultural do Governo, foca na qualificação dos agentes culturais. Para isso, uma vasta programação acadêmica foi desenvolvida para promover uma troca de experiências entre os atores e produtores teatrais de Sergipe e de outras regiões do país.

Acesso ao público

Os ingressos para os espetáculos só serão liberados ao público no dia da apresentação. O espectador poderá se dirigir à bilheteria do teatro onde será encenada a peça, e adquirir, gratuitamente, duas entradas. Os tickets só serão exigidos nos espetáculos em cartaz no Teatro Tobias Barreto e Teatro Lourival Batista.

Já para participar das oficinas e residências, os interessados deverão se dirigir ao Centro de Criatividade até o dia 14 de março, munidos com seus currículos contendo número do registro profissional e preencher um formulário. As vagas são limitadas e, por isso, será feita uma seleção. O resultado da triagem será divulgado dia 17 de março no site da Secult.

Cultura e solidariedade

Durante a coletiva, foi anunciada uma parceria com a Secretaria de Estado da Inclusão, Assistência e Desenvolvimento Social (Seides) na arrecadação de donativos durante os dias de apresentações nos teatros Tobias Barreto e Lourival Batista. A coordenação do Festival e a equipe da Seides estimularão os espectadores a doarem alimentos, materiais de limpeza e/ou garrafas de água nestes locais, mas o acesso às peças não está condicionado à ação de solidariedade.

De acordo com o coordenador estadual da Defesa Civil de Sergipe, Major Mendes, cerca de 75 mil pessoas de 11 municípios serão beneficiadas com os donativos durante o Festival de Teatro Sergipano. “Essas parcerias são de extrema importância para nosso trabalho e deveriam ser copiadas por outros órgãos públicos e também particulares., pois trazem benefícios diretos a moradores de Canindé de São Francisco, Frei Paulo, Gararu, Itabi,Monte Alegre de Sergipe, Nossa Senhora Aparecida, Nossa Senhora de Lourdes, Nossa Senhora da Glória, Poço Redondo, Poço Verde e Porto da Folha”, explicou.

Realização

O Festival de Teatro Sergipano é uma realização do Governo de Sergipe, através da Secult, e tem o Banese Card como grande patrocinador; a empresa de telefonia Oi é patrocinadora; Detran/SE, GBarbosa, Banco do Nordeste do Brasil (BNB), Fundação Aperipê e Funarte são apoiadores culturais do evento.

Para ver a programação do Festival de Teatro Sergipano, acesse o site Divirta-SE. Para mais informações sobre o evento, acesse o perfil @TeatroSE no twitter.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.