[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

Parabenizar a atuação dos músicos e anunciar novidades para a nova temporada. Foram esses os principais objetivos da secretária de Estado da Cultura, Eloísa Galdino, ao participar de uma reunião no Teatro Tobias Barreto (TTB) com toda a equipe da Orquestra Sinfônica de Sergipe (Orsse) na manhã dessa segunda-feira, 28. A gestora confirmou apoio financeiro da Secretaria de Estado da Cultura (Secult) para a quinta temporada de apresentações da orquestra.

Enfatizando a importância de se comunicar de forma direta com cada músico, Eloísa fez questão de cumprimentar os integrantes, afirmando que os investimentos para a temporada 2011 estão confirmados, formalizando, assim, o apoio do Governo do Estado à continuidade do trabalho iniciado há quatro anos e que transformou a Orsse numa das melhores orquestras sinfônicas do Brasil.

“Fiz questão de comparecer a esta primeira reunião, antes do início da temporada 2011, para prestar reconhecimento ao importante papel da Orquestra para nosso Estado. Ao longo desses anos, a Orsse vem mantendo um diálogo com nossa sociedade, tornando-se um produto de grande significado para todos nós. O trabalho desenvolvido pela equipe do maestro Guilherme Mannis já faz parte do núcleo de realizações culturais de Sergipe e merece todo esse prestígio”, elogia a secretária.

Dentro dos projetos da Secult na gestão de Eloísa Galdino, a estruturação da Orsse sempre foi uma das prioridades. Em nome desse reconhecimento, ela revelou que está se empenhando para transformar a Orsse num corpo administrativo próprio, mas dentro da Secult. “O apoio à Orquestra é um ponto que já está incluído no Plano Plurianual do Governo. Já estamos traçando o caminho que lhe dará respaldo para se tornar uma organização social. Entendemos a Orsse como chave para o fortalecimento da sociedade, pois se trata de um produto cultural grandioso, que influencia nossos jovens, incentivando-os a percorrer uma formação musical”, avalia Eloísa.

A participação da secretária na reunião da Orsse serviu ainda para explicar o papel dos apoiadores particulares dentro do processo de efetivação das ações culturais do Estado. No caso da orquestra, o Instituto Banese respalda a temporada 2011, assim como fez no ano passado.

“Na Secult, a parceria entre Governo e o empresariado sergipano gera o desenvolvimento de nossos projetos. A área cultural passa por um novo olhar, onde a implantação de novas políticas culturais é pensada com o apoio de patrocinadores. O Instituto Banese já sinalizou positivamente para esta nova temporada, e, certamente, teremos um ano exitoso, pois a Orsse nos dá muito orgulho, dentro e fora de Sergipe. Suas apresentações são aplaudidas e reconhecidas em todo o Brasil e no exterior”, fala a secretaria.
Motivação

De acordo com o maestro e diretor artístico da Orsse, Guilherme Mannis, a participação de Eloísa motivou ainda mais os músicos presentes na reunião, visto que ficou claro o interesse da Secretaria de Cultura em elevar a atuação da Orquestra, um sinal de valorização de todo o empenho dos 60 músicos que fazem parte do grupo.

“Tivemos uma reunião produtiva, onde, em nome de todos os participantes, parabenizo a atuação da secretária Eloísa Galdino pela força e dedicação à reestruturação da Orsse. Nossas expectativas para esta quinta temporada são as melhores. Vamos brindar a sociedade sergipana com as apresentações de grandes atrações como John Pizzarelli, Patty Ascher, Leonardo David, além do renomado pianista Nelson Freire, que aceitou participar da nossa turnê pelo Nordeste. Com certeza teremos espetáculos primorosos”, avalia Mannis.

Para o músico Eder Filipe da Silva, a oportunidade de dialogar abertamente sobre a situação da Orsse com a secretária é extremamente favorável aos trabalhos realizados pela equipe. “Sinto-me felizardo por esse momento de conversa e esclarecimentos. Acredito que este é o início de um futuro claro para a orquestra. Quero agradecer publicamente a atuação da secretária Eloísa Galdino, que se mostra tão acessível ao diálogo trazendo respeito e segurança para cada membro da Orsse”, finaliza.

A programação da Orquestra Sinfônica de Sergipe para 2011 será divulgada ainda nesta semana.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.