Feirão de Inclusão Produtiva supera expectativa de famílias assistidas pela Semasc
No Mirante, está sendo exposta uma grande variedade de produtos confeccionados pelas famílias, que participam dos variados cursos oferecidos pela Semasc como mais uma alternativa da política de geração de renda da Prefeitura Municipal de Aracaju. Esta iniciativa tem como finalidade promover a comercialização e divulgação dos produtos confeccionados pelas famílias que participam dos cursos profissionalizantes do Programa de Inclusão Produtiva executado pela Prefeitura Municipal de Aracaju por meio da Semasc.
O Programa de Inclusão Produtiva visa promover ações que possibilitem a inserção das pessoas beneficiadas no mercado de trabalho, contribuindo para o processo de autonomia e emancipação das famílias e seus membros.Os cursos são executados nos Centros de Referência da Assistência Social distribuídos pelos bairros da capital.
A exposição superou as expectativas das equipes da Semasc. Na avaliação de Cissa Espinela, facilitadora do curso de bijuteria realizado no Centro de Referência de Assistência Social D. Luciano Cabral Duarte, localizado no Conjunto João Paulo II, o feirão está sendo muito visitado e os produtos estão sendo bem vendidos. “Os visitantes ficam encantados com a qualidade dos produtos confeccionados pelas famílias”, diz.. “É muito gratificante passar os nossos conhecimentos e saber que estamos contribuindo e ajudando alguém”.
A dona de casa Jaqueline Santos, assistida no Centro de Referência da Assistência Social João de Oliveira Sobral, no bairro Santos Dumont, destaca, com emoção, a importância do curso para sua família. “É muito importante poder participar do curso de culinária”, comenta. “Através dele minha vida melhorou cem por cento. Agora tenho como trabalhar e ter uma renda no final do mês. Ainda nem terminei o curso e já tenho encomendas de doces e biscoitos”, observa, com satisfação.
Jeane Nogueira, uma aluna que enfrentava problemas familiares antes de ser assistida pelo Programa de Inclusão Produtiva, também demonstra satisfação em ter participado do curso de pintura em tecido. “O curso, além de gerar renda, também funciona como uma terapia ocupacional”, desabafou. “Estou gostando muito, já estou pensando em fazer um empréstimo no Banco para comprar material e começar a confeccionar os meus produtos”, revela.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]