[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

Existem muitos caminhos possíveis para erradicar a extrema pobreza e promover o desenvolvimento social e um dos principais é promover a organização das comunidades, ensinando a população a aproveitar melhor o seu potencial. Com estes objetivos, a Secretaria de Estado da Inclusão, Assistência e do Desenvolvimento Social (Seides) realiza nesta terça, 5, a segunda edição da ‘Feira da Agricultura Familiar – Promovendo Saúde e Inclusão’.

Realizada com o apoio do Conselho Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional (Conseas), a feira acontece mensalmente, integra a política estadual de Segurança Alimentar e Nutricional e conta com a participação de produtores de 14 cidades sergipanas, que estão comercializando até às 17h frutas, verduras e legumes sem agrotóxicos, além de doces artesanais, produtos do mel e derivados do leite. A feira acontece no pátio da Seides, localizado na rua Santa Luzia, 680, bairro São José, em Aracaju.

De acordo com a secretária de Estado da Inclusão Social, Eliane Aquino, a feira é um importante espaço de comercialização para os pequenos produtores. “Abrimos um espaço para que os agricultores consigam tirar seu produto da terra e possam comercializá-lo livremente, sem a figura do atravessador. A intenção é fazer com que cada agricultor possa ter um lucro bruto. Para a sociedade, o benefício também é muito grande, já que os produtos comercializados por estes agricultores estão livres de agrotóxicos”, explicou.

A produtora Marizete Martins dos Santos, do povoado Ilha do Ouro, em Porto da Folha, comercializa verduras na feira. “É um grande prazer trazer as minhas hortaliças para cá. Já é a terceira vez que venho – a primeira foi na edição experimental de 2010 – e a minha vendagem é muito boa. Quando sou avisada sobre a feira aqui na Seides, faço questão de colher as verduras na minha horta cedinho para que cheguem bem frescos para os compradores”, contou.

Satisfação dos consumidores

Moradora do bairro São José, Lenalda Andrade diz ter ficado satisfeita com as compras que realizou. “Estava em casa e ouvi o carro de som anunciando a feira da agricultura familiar. Não pensei duas vezes, vim fazer minhas comprinhas. Os produtos são ótimos, frescos, limpinhos, da melhor qualidade mesmo. Só em saber que são de pequenos agricultores e que as verduras não têm agrotóxicos, fico ainda mais satisfeita”, ressaltou Lenalda.

O técnico do departamento de Renda e Cidadania da Seides, Marcio Silva Mariano, trouxe a família para prestigiar a feira e fazer as compras da semana. “Comentei que hoje teria a feira na Seides e todos ficaram entusiasmados em conhecer. Trouxe minha mãe, minha tia e minha avó. É difícil encontramos em Aracaju em feira de produtos sem agrotóxicos, por isso achei válido trazer minha família.

Atendimento integrado

No final da manhã, a secretária Eliane Aquino reuniu os produtores no auditório da Seides para uma conversa com os presidentes da Emdagro, Jefferson Feitoza, e da Empresa do Desenvolvimento Sustentável do Estado de Sergipe (Pronese), Manoel Hora. “Vários órgãos do Governo do Estado estão empenhados em trabalhar pela agricultura familiar de Sergipe, esse é um trabalho coletivo”, frisou Eliane.

“Estamos aqui para colocar toda a nossa estrutura à disposição”, salientou Jefferson Feitoza. Durante a conversa, todos os produtores puderam esclarecer suas dúvidas sobre como proceder junto à Seides, Pronese e Emdagro para ampliar e qualificar sua produção. Muitos aproveitaram para agradecer pelo tratamento transparente dado pelo Estado aos agricultores familiares. “É muito bom ver que o Governo está prestando atenção à gente, que está agindo para nos ajudar”, disse uma agricultora.

Participação e parcerias

A próxima edição da Feira da Agricultura Familiar está marcada para o dia 4 de agosto. Além disso, haverá novas feiras organizadas pelo Governo do Estado através da Emdagro e da Secretaria de Estado da Agricultura (Seagri) em outras cidades, a exemplo de Japaratuba, que receberá uma edição no dia 5 de agosto. No início de setembro, deverá ser a vez de Itabaiana.

Participam da feira com produtos orgânicos os municípios de Canindé do São Francisco, Poço Redondo, Gararu, Monte Alegre, Porto da Folha, Indiaroba, Pirambu e Japaratuba. As catadoras de mangaba de Pirambu, os produtores de mel de Canindé e de doces artesanais de São Cristóvão também integram a feira. A comercialização de derivados do leite está sendo feita pelos representantes das cidades de Frei Paulo, Japoatã, Glória, Poço Redondo, Arauá e Porto da Folha.

A Feira da Agricultura Familiar tem como parceiros a Emdagro, Pronese, Sebrae, Organização de Controle Social (OCS),projeto Dom Helder a Comissão de Produção Orgânica de Sergipe (CPORG/SE), as Catadoras de Mangaba e os laticínios 3H (Santa Cecília), Faísca (Classe A), Yomilk, União, Buril e Coopeagriu.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.