[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

Nesta sexta-feira, 25, no Iate Clube de Aracaju, será realizada, das 9h às 15h, a Feira Científica da Fundação de Apoio à Pesquisa e à Inovação Tecnológica (Fapitec), vinculada à Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico e da Ciência e Tecnologia (Sedetec). A programação contará com apresentações de projetos de pesquisas de estudantes das escolas públicas e particulares, do ensino fundamental ao médio, e com a Feira Estadual de Ciência, Tecnologia e Artes de Sergipe (Cienart). O evento faz parte da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), que acontece em todo o país entre os dias 21 e 27 de outubro.

A Cienart, que participa pela segunda vez da Feira Científica, é uma iniciativa conjunta da Universidade Federal de Sergipe (UFS), Universidade Tiradentes (UNIT) e da Casa de Ciência e Tecnologia da Cidade de Aracaju (CCTECA). A Feira visa não só popularização da ciência, como também a interação de estudantes de escolas particulares, estaduais e municipais em prol do conhecimento científico. No período da manhã, serão apresentadas as experiências desenvolvidas pelos alunos e os resultados das pesquisas. Já durante a tarde haverá a premiação dos projetos selecionados pela Cienart, a fim de incentivar a produção da ciência no Estado.

Ao todo, 37 escolas sergipanas participarão da premiação dos projetos selecionados na Feira científica, onde serão expositores do evento alunos e professores desde o 6º ano do Ensino Fundamental até o 3º ano do Ensino Médio. A premiação é dividida em quatro modalidades para a avaliação, são elas: Escolas Públicas, Escolas Privadas, Artes e Programa de Bolsas de Iniciação Científica Júnior (PibicJr).

O PibicJr  é um Programa cuja iniciativa é do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) fomentado pela Fapitec, com o objetivo de viabilizar o desenvolvimento de projetos de pesquisa e difusão científica em instituições de ensino. O diretor-presidente da Fapitec, José Ricardo de Santana, conta que as pesquisas da Cienart são desenvolvidas ao longo de todo o ano através de oficinas de projetos criadas dentro das escolas e pela primeira vez, no último edital a procura pelas bolsas foi maior do que a demanda.

“Exibir projetos de pesquisa sobre popularização científica na Feira de Ciências é uma proposta que nós já queríamos há algum tempo. A Fapitec já financiava os projetos de pesquisa, mas com a Cienart a exibição das propostas ganhou uma nova dimensão”, observa, José Ricardo de Santana ao falar de maneira otimistasobre  a popularização da produção científica nas escolas de ensino médio por meio do PibicJr.

Para quem simpatiza com assuntos relacionados à Ciência, Tecnologia e Inovação (C,T&I), a Feira estará aberta não só para os expositores, como também para o público em geral.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.