Fechamento de leitos pediátricos aumenta número de atendimentos na pediatria do Huse
Com uma média de 250 internamentos ao dia na pediatria do Huse, esse número dobra nos meses de maio, junho e julho, período das doenças respiratórias, festas juninas e inverno. A procura tem aumentado ainda mais com o fechamento de 16 leitos pediátricos de internamento da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Fernando Franco, a Unidade Pediátrica Dr. José Machado de Souza, do Hospital de Urgência de Sergipe (HUSE). Por conta desse fechamento, como não houve ampliação da oferta de leitos pelo município, aumentou o fluxo de atendimentos à pacientes de baixa e média complexidade.
A coordenadora da Unidade Pediátrica, Cristiane Barreto, declara que houve um impacto considerável na assistência do Huse e informa que, mesmo diante da superlotação, o atendimento continua sendo prestado com a mesma qualidade.”O que está repercutindo aqui na unidade é a questão do internamento. A gente não tem como escoar os que chegam aqui e que não têm a necessidade de estar aqui e ainda mandam mais pacientes pra gente. Semana passada tinham 23 pacientes internados na Área Azul, 18 em observação e 15 internados na Área Verde, ou seja, 56 crianças que poderiam estar sendo tratadas normalmente em outra unidade de saúde porque são de baixa e média complexidade”, explicou a coordenadora.
A diarista Elisabete Silva, 28, é acompanhante. A filha Tamara Silva, 3, recebeu o primeiro atendimento na UPA José Franco, a médica realizou o primeiro atendimento e encaminhou mãe e filha para a Unidade Pediátrica do Huse. “Já andei muito a procura de atendimento para minha filha. Ela foi atendida no José Franco e depois transferida aqui para a pediatria do Huse. Já fiz os exames e estou aguardando para retornar para a médica, o atendimento aqui está bom, apesar de estar lotado”, informou a diarista.
Para a enfermeira e gerente do Pronto Socorro Pediátrico do Huse, Rejane Gallo, chegam muitos casos ambulatoriais, mas a equipe está fazendo o possível para prestar o melhor atendimento. “Estamos atendendo a todos porque somos porta aberta. A gente está num período crítico da pediatria que é meados de março a julho, que normalmente aumenta. Esse número de atendimento é geral e ainda teve um aumento devido ao fechamento dos leitos da UPA Fernando Franco, mas continuamos com a mesma qualidade”, concluiu.
[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]
- Fechamento de leitos pediátricos aumenta número de atendimentos na pediatria do Huse – (Fotos: Ascom/Saúde)