[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]O resultado das linhas traçadas a partir do grafite do artista plástico Gélio Carvalho poderá ser comprovado a partir de hoje, dia 4, às 20 horas, quando tem início a exposição Traços da Imaginação. As 23 telas estarão expostas ao público até o dia 24 de novembro na sala Daniel Gonçalves, piso superior da Galeria de Artes Álvaro Santos.

Gélio Carvalho utiliza o lápis 6b, instrumento especificamente destinado ao desenho, e desenvolve a técnica a partir da variação de tonalidades. “Vou riscando e exploro a técnica do tom mais claro ao mais escuro até que o trabalho fique da maneira que quero”, diz.

A exposição revela desenhos de origem abstrata, uma vez que cada visitante poderá extrair significados de acordo com seu imaginário. “Quando começo a fazer os traços, geralmente não sei o que estou fazendo. Na minha visão o resultado é um, no ponto de vista das pessoas certamente será outro”, diz Gélio Carvalho. Cada desenho apresenta um título, tal como “ruínas”, “vidas” e “peixes”, mas o público é estimulado a abstrair sentidos pessoais a partir dos traços do artista. “Por isso, a exposição é abstrata, porque o visitante pode explorar a imaginação”, acrescenta.

Incentivo
Iniciante nas artes plásticas, Gélio Carvalho começou a desenhar artisticamente em 1999. Desde então, desenvolve a atividade nos momentos de folga entre o trabalho de garçom e vendedor. “Desenho nas horas vagas, para relaxar e até esqueço dos problemas. Tiro inspiração de todos os momentos”, revela.

Gélio participou das três últimas edições do Salão dos Novos e organizou duas exposições coletivas, atividades realizadas na Galeria de Artes Álvaro Santos. Em sua primeira mostra individual, ele diz que a instituição mantida pela Prefeitura de Aracaju estimula o progresso do artista iniciante. “Aqui é o centro de todas as galerias do Estado. Expor na Álvaro Santos atrai a atenção das pessoas e abre portas para o artista, principalmente para quem está começando. Fazer uma exposição individual é muito bom. Hoje é o meu dia”, comemora.

Para o diretor da Galeria de Artes Álvaro Santos, Antônio da Cruz, a iniciativa da instituição em abrir oportunidades para os iniciantes nas artes está em harmonia com a proposta da administração municipal. “Isso faz parte da filosofia da administração do prefeito Marcelo Déda, tenho certeza que a galeria está envolvida no espírito de fazer uma administração para todos. Assim mostramos os valores que temos e damos oportunidade às pessoas de incluir em seu currículo a exposição em um espaço que é referência da cultura em Aracaju”, afirma.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.