[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]A exposição “Folguedos Sergipanos”, realizada na Biblioteca Municipal Clodomir Silva, continua aberta ao público até a próxima sexta, dia 30. Em média, cerca de 50 visitantes por dia, todos interessados em conhecer mais sobre o folclore sergipano, têm visitado a mostra.
A exposição faz parte da programação do 1° Folcloraju, um festival de folclore realizado pela Prefeitura de Aracaju, através da Funcaju – Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Esportes. Durante todo o mês de agosto várias atividades serão realizadas na cidade com o objetivo de despertar a população sobre a importância de se manter viva nossas tradições folclóricas.
A diretora da biblioteca, professora Sônia Carvalho, explica que a exposição, devido ao grande volume de informações em torno do folclore, está destacando apenas os folguedos sergipanos.
A mostra foi dividida em três grupos. O primeiro fala das manifestações referentes ao ciclo natalino, como o Reisado, Guerreiro, Pastoril e Maracatu. O segundo ciclo abrange os Reis de Congo, que são a Taiera, Chegança e o Cacumbi. Os grupos isolados, a exemplo do São Gonçalo, Lambe Sujo, Caboclinho e Parafuso, estão na terceira parte da exposição.
O público principal que tem visitado a biblioteca, conforme a diretora, é formado por estudantes de escolas públicas e privadas. Ao chegarem à biblioteca, os alunos são acompanhados por um funcionário que explica cada característica dos grupos expostos. “O material, composto por artigos, fotos e óleo sobre tela, indica a referência bibliográfica para aqueles que desejam se aprofundar no assunto. Os livros fazem parte do nosso acervo”, afirma Sônia Carvalho.
“Folguedos Sergipanos” homenageia também o patrono da biblioteca, Clodomir Silva, que foi um pesquisador da cultura popular. “Ao final da visita, nós sempre destacamos um pouco da vida do nosso patrono, mantendo viva a memória de um dos maiores estudiosos da cultura sergipana”, conta.
A exposição permanece aberta ao público até o dia 30 de agosto, das 8 horas às 22 horas. A biblioteca continua funcionando em sua sede provisória (rua Bahia, 626B) até que o prédio próprio seja totalmente reformado. Maiores informações pelo telefone 3179-1380.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.