[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]As nuances do sistema escravocrata brasileiro fazem parte do vasto material bibliográfico da exposição ´Aspectos da Escravidão Africana em Sergipe no Século XIX´, em cartaz na Biblioteca Municipal Ivone de Menezes, que reúne notas dos jornais do século XIX e explicam como este sistema social perdurou por mais de três séculos no Brasil.

Com curadoria do professor Dr. Francisco José Alves, do Departamento de História da Universidade Federal de Sergipe, a exposição apresenta anúncios de jornais do século XIX, repletos de notas que documentam facetas diversas da escravidão africana nos vários quadrantes do território brasileiro. Entre os jornais sergipanos de época, é possível encontrar anúncios de compra, venda, aluguel, fuga, leilão, alforria, suicídios, homicídios e revoltas.

Durante a palestra de abertura, que aconteceu no último dia 21, no auditório da Biblioteca, o professor Msc. Amâncio Cardoso, do Departamento de História do Centro Federal de Educação Tecnológica de Sergipe (Cefet), debateu sobre os tipos de comércio dos escravos, tais como a compra, a venda, o leilão e o aluguel, além de enfocar as formas de resistência do escravo contra sua condição social e ao sistema.

Ele apontou as formas de capturas utilizadas pelos senhores quando os escravos fugiam, entre elas citou o papel do capitão do mato, da polícia e, também ressaltou a importância e eficácia da publicação de anúncio nos jornais. “Os anúncios publicados nos jornais apresentavam retratos falados, descrições físicas e marcas étnicas do indivíduo para facilitar a captura”, explica.

A exposição segue até o próximo dia 30. O horário de visitação de segunda a sexta-feira é das 8 às 20 horas; e aos sábados, domingos e feriados das 9 às 13 horas. A Biblioteca Municipal Ivone de Menezes Vieira está localizada na praça Major Edeltrudes Teles s/n, final de linha do Conjunto Augusto Franco, bairro Farolândia. Informações: (79) 3179-6410 / 3179-6411.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.