[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

Uma reflexão sobre a fugacidade do mundo contemporâneo é o destaque do ensaio “À Fronteira do Real” de Fatinha Silva, aberto no último dia 10 de março e que prossegue até 9 de maio na Galeria de Arte J. Inácio.

A exposição usa imagens de manequins exibidos em lojas, feitas para aproximar-se com o máximo de detalhes do corpo humano, repetindo os padrões físicos vigentes. Além disso, o ensaio traz uma metáfora e vários questionamentos acerca do descrédito das instituições e dos homens, além de explorar o consumismo exagerado dos dias atuais.

Para o curador Guy Veloso, a exposição mostra um mundo que se esvanece entre ilusões, dúvidas, tragédias e sonhos. Além disso, ressalta o modo como os manequins estão cada vez mais parecidos com os seres humanos, à medida que os de carne e osso assemelham-se cada vez mais a inanimados bonecos.

Currículo

Fatinha Silva é fotográfa e produtora cultural. Começou a trabalhar com artes visuais em 1999, através da Associação Fotoativa (Belém-PA). Desde então, fotografa o Estado do Pará enfocando principalmente os que vivem à beira dos rios, comunidades isoladas e de pouco futuro.

Premiada nacionalmente e internacionalmente (destacando-se Nikon Photo contest 200/2001-Tokyo, Japão), montou sua primeira exposição individual em 2002. Desde então vem aprofundando sua pesquisa na área das artes visuais.Seu mais recente trabalho “À Fronteira do Real?” foi exposto em Belém e Brasília e tem como meta proje percorrer  as  principais capitais do país.

Participou de várias mostras coletivas, com destaque para “O Brasil- Da Aldeia Encantada à Aldeia Global”, Palácio do Itamarati (Brasília-DF), curadoria de Denise Mattar, 2005 e “Universidade XIV e XV”- Uni. Estácio de Sá, Rio de Janeiro-RJ, 2007.

Faz parte da Diretoria da FotoAtiva e Namazonia, associações que desenvolvem trabalhos nas áreas cultural e de pesquisa. Como produtora cultural, editou livros, CDs, eventos musicais e culturais e coordenou projetos de captação de recursos, lançamentos de publicações, além da produção executiva de mostras de consagrados fotógrafos, como Walter Firmo, Guy Veloso e José Bassit.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.