[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]Uma pequena mostra da exposição itinerante de cartuns do I Festival Internacional de Humor em DST/Aids foi montada hoje pela manhã, na sede da Secretaria Municipal de Saúde (SMS). A intenção foi a de também prestigiar os funcionários da Saúde com o rico material de cartunistas vencedores do Festival Internacional.

O evento foi celebrado pelos funcionários da sede da SMS, que aproveitaram a oportunidade para comemorar o aniversário da coordenadora financeira do órgão, Stella Mares Dornellas de Abreu Moreira. A mostra despertou à atenção de servidores de outros órgãos da SMS, que cotidianamente vêm ao Setor Pessoal para resolver assuntos administrativos.

Segundo o coordenador do Programa Municipal DST/Aids, José Eudes Barroso, “a presença da exposição aqui na SMS é uma oportunidade dos funcionários contemplarem aquilo que a própria instituição disponibiliza para a sociedade. É importante que os gestores e trabalhadores da Saúde se conscientizem também sobre os problemas relacionados à prática do sexo sem preservativo”.

A exposição também foi contemplada pelo jornalista Amaral Cavalcanti, que visitou hoje a SMS. “Muito legal. Eu já tinha lido uma matéria sobre a exposição em jornal local. E hoje tive a oportunidade de ver a mostra. Eu adoro cartuns. E o humor sempre foi uma maneira prática e interessante de transmite conhecimentos e valores ao cidadão”, diz Amaral.

Também editor do jornal alternativo Folha da Praia, Amaral lembra que o Brasil que já tem excelência em programas em Aids e marca com a exposição mais um tempo nessa luta. “Aracaju também entrou nessa onda com importantes ações. E a exposição ficou muito interessante, porque trata de forma agradável um problema dramático. Nos faz encarar o problema com mais suavidade”, analisa o jornalista.

Coordenador da Ouvidora da SMS, Helder Bezerra afirma que a exposição é uma forma de desmistificar a doença e tornar pública uma realidade nossa. “Nessa luta deve ser usado todos os recursos e instrumentos possíveis. E o cartoon em especial é um recurso interessante que de forma divertida e caricata falar de coisas muito sérias”, opina Helder Bezerra.

Já a coordenadora da Vigilância Epidemiológica, Tânia Santos, reforça afirmando que “a proposta se fez muito importante, porque além de aproximar os funcionários com a arte, é uma maneira lúdica de retirar alguns mitos existentes em relação às doenças sexualmente transmissíveis”.

Em Aracaju, a exposição itinerante é uma iniciativa da SMS e está sendo organizada pelo Programa Municipal DST/Aids e pelo Núcleo de Comunicação da SMS. A primeira exibição aracajuana ficou em cartaz na Sociedade Semear, no período de 17 a 25 de maio. Em seguida, o material está exposto na Universidade Tiradentes (Unit) e fica em cartaz até o dia 6 de junho. De 11 a 15 de junho, a exposição será montada no hall do Restaurante Universitário (RU) da Universidade Federal de Sergipe (UFS). Os cartuns serão exibidos no Shopping Jardins, no período de 20 a 29 de junho. Já a última exposição está prevista para o Shopping Riomar, que ficará entre os dias 8 e 15 de julho.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.