[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]Incluída na programação do primeiro Folcloraju, organizado pela prefeitura, através da Funcaju – Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Esportes – a exposição “Tradições populares: entre o sagrado e o profano” prossegue até amanhã, dia 30, no Mirante da Praia 13 de Julho.
Nela, os visitantes terão acesso a painéis, objetos e adereços do folclore. A abertura da exposição, ocorrida no dia 19, contou com a apresentação do samba de coco do seu Diô do Mosqueiro. Seu objetivo é suscitar uma reflexão sobre sagrado e profano no interior da festa.
“Tomando como eixo temático manifestações folclóricas na festa de São Benedito e em outros eventos, esta exposição procura mostrar os contextos nos quais sagrado e profano se intercruzam no espaço múltiplo da festa, articulados através dos grupos que transitam entre a Igreja (sagrado) as ruas e os palanques, onde dividem o espaço profano com shows de cantores populares e potentes bandas”, explica uma das organizadoras da exposição, Beatriz Góis Dantas.
Estão expostas no mirante indumentárias, fotos e painéis que contam um pouco da história das irmandades, da Festa dos Reis e dos momentos da coroação, louvação, do combate, do cortejo e da procissão.
Outro destaque são os figurinos, especialmente da Taieira, uma dança em que se utilizavam as talhas como elemento básico da coreografia e do ritual, tendo sua origem no Brasil por volta do século 18.
A exposição “Tradições populares: entre o sagrado e o profano” fica aberta ao público das 9h às 21h, até amanhã. Várias pessoas já visitaram a amostra, principalmente turistas e alunos da rede pública de Aracaju.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.