[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

Recheadas com diversas atividades de educação ambiental, durante o oitavo dia da Exposição Itinerante “Mata Atlântica é Aqui”, promovida pela Fundação SOS Mata Atlântica, cerca de 100 alunos da rede pública e privada de ensino estão visitando, por hora, o projeto que visa levar educação e conscientização ambiental sobre a importância da Mata Atlântica, estimulando os visitantes a preservar o que ainda resta do bioma. A exposição, que conta com o apoio da Secretaria do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh), acontecerá até o próximo domingo, 04 de novembro, no Parque dos Cajueiros, das 9 às 17h.

A iniciativa proporcionou, aos alunos do Colégio Estadual Monteiro Lobato, uma verdadeira aula sobre ecologia. Os estudantes aprenderam um pouco sobre a necessidade da preservação ambiental tanto em ambientes terrestres, quanto em ambientes aquáticos.

Já na palestra sobre a utilização do Atlas Digital, promovida pelos técnicos da Semarh, os visitantes receberam informações sobre o meio ambiente local. “Em uma forma lúdica, ensinamos para os alunos um pouco sobre a área de Sergipe, quais são seus principais rios, os pontos de captação que abastecem Aracaju, como também o que venha a ser uma bacia hidrográfica”, afirmou o técnico Sérgio Rocha.

Uma exposição de animais empalhados da fauna silvestre também chama a atenção no “Mata Atlântica é Aqui”, é o Pelotão Ambiental. Segundo o soldado Cristiano Cunha, a ação tem como finalidade alertar a população sobre a importância de cada animal dentro do ecossistema, destacando por sua vez estratégias de conservação e manutenção da biodiversidade. “Na oportunidade, os alunos conhecem animais como pinguins, furão, tamanduá-mirim, tatu, preá, entre outros animais silvestres”, afirma.

Ainda de acordo com o soldado, durante as atividades que contemplam o projeto, há também a realização de trilhas ecológicas. “Nessas trilhas estamos focando sobre a educação ambiental, as relações entre os seres da fauna e da flora, como também a identificação de algumas espécies, destacando assim sua devida importância dentro do ecossistema”, disse, afirmando ainda, que nessas atividades tanto os alunos como o público em geral ganham informações sobre a importância da preservação do bioma como também de todo dinamismo natural existente no fragmento.

Já no stand da Gestão Ambiental BR-101/NE, o especialista em Comunicação e Educação Ambiental, Hudson Jorge de Sousa; e o técnico, Welberton Silva Dantas, levaram uma exposição fotográfica referente aos trabalhos desenvolvidos pelo programa do plano básico ambiental da obra, a exemplo da Política Estadual de Educação Ambiental (PEEA), bem como do Programa de Comunicação Social (PCS).

“A Gestão Ambiental é quem cuida para que além da rodovia haja qualidade ambiental preservada. Seus principais objetivos são promover o atendimento da legislação ambiental contribuindo assim para a melhoria de vida da população por meio do incentivo da prática de valores e princípios socioambientais”, destacaram os técnicos.

O secretário do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos, Genival Nunes, está satisfeito com a participação do público de um modo geral na Exposição Itinerante “Mata Atlântica é Aqui”. Para ele, isso contribui para uma maior conscientização da população de que é preciso preservar o que resta de Mata Atlântica no país e em Sergipe, que tem uma área de 9,23% dessa vegetação.

Agendamento

As escolas ou grupos que desejarem conhecer, através de visitas monitoradas, a Exposição Itinerante “Mata Atlântica é Aqui” devem agendar a visita através do telefone (079) 3198-1917, é o que informa a técnica ambiental da Semarh, Larissa Mury. “Como estamos tendo um fluxo muito grande de alunos, esse agendamento é para evitar que ocorra uma superlotação”, disse, acrescentando ainda que, a visitação é feita de forma gratuita, atendendo assim, a todos os públicos.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.