[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]Sorrisos de puro agradecimento e satisfação é o que se vê estampado nos rostos de quem mora no bairro Coroa do Meio, após o projeto de reurbanização realizado pela Prefeitura de Aracaju. Os ex-moradores de barracos e palafitas vivem felizes com a nova realidade, já que as modificações estruturais trouxeram mais dignidade e cidadania para a comunidade.

O projeto, que está em andamento, já beneficiou até agora cerca de 650 famílias que antes viviam em condições precárias. Os moradores agora enxergam uma nova perspectiva de futuro, diferente da época em que viviam em situação de risco e vulnerabilidade social, buscando sobreviver em meio à ausência de segurança, saneamento básico, água encanada e energia elétrica.

As casas têm banheiro com saneamento básico, energia elétrica, cozinha, quarto e sala, além de espaço para quintal e varanda. A dona-de-casa Eleine Oliveira de Araújo, que deixou o barraco para ter uma casa de verdade há oito meses, conta que está super feliz com a nova realidade. “Está bom agora que tenho a minha casa. Estamos no céu perto do que era”, disse.

Em meio ao conjunto de casas construídas pela PMA está a da empregada doméstica Laurinda Ferreira de Melo, que conseguiu juntar um dinheiro e fazer uma reforma, transformando a casa numa das mais bonitas da rua. “Moro aqui desde abril do ano passado. Está ótimo, ainda mais porque consegui reformar a minha residência”, afirmou.

Ex-moradora de palafitas, a dona-de-casa Luciana dos Santos gesticula e levanta as mãos para o céu, como forma de agradecimento a Deus pela melhoria na qualidade de vida. “Estou muito contente. O barraco onde morava estava desabando. Não tinha marido e tenho meus filhos para cuidar. Graças a Deus tenho a minha casa porque a Prefeitura prometeu e cumpriu. Estou satisfeita porque há dois anos e meio tenho um lugar para morar sem medo das chuvas e de meus filhos caírem na maré. E tenho projetos de fazer o muro da frente para cuidar da casa”, contou.

Outra moradora que faz questão de mostrar o quanto está feliz é Jeane França Sales, que mora na nova casa há dois anos. “Esse foi o maior presente da minha vida que Deus me deu. Morei no barraco por nove anos, vivia em cima da água, desabando tudo a todo instante. Graças a Deus foi a melhor coisa que a Prefeitura fez por nós”, afirmou.

Qualidade de vida

A Prefeitura de Aracaju, após um extenso trabalho, fez do bairro Coroa do Meio um motivo de alegria para os moradores. O projeto envolveu a recuperação do manguezal, importante fonte de renda para muitas famílias da localidade, trabalho de conscientização junto aos moradores a respeito da preservação ambiental, além de cadastramento dos moradores das palafitas em programas sociais executados pela Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania (Semasc).

O Projeto de Reurbanização da Coroa do Meio teve início em 2001 com o cadastramento das famílias que foram encaminhadas para casas alugadas com despesas pagas integralmente pela Prefeitura de Aracaju, onde aguardaram, de forma digna, a construção de suas casas, isso após serem removidas dos barracos e palafitas. Esse mesmo projeto, em 2005, recebeu o Prêmio Objetivos de Desenvolvimento do Milênio Brasil, fruto das ações de desenvolvimento no sentido de melhorar a qualidade de vida da população.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.