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A idéia de se tornar um grande programador começou a tomar forma na vida do estudante Felipe Miguel Rocha Andrade, 13. Ele foi um dos premiados pelo Estado de Sergipe na Olimpíada Brasileira de Informática (OBI), que teve a cerimônia de entrega de medalhas e certificados realizada na manhã desta segunda-feira, 11, no Centro de Convenções. Para o estudante do Colégio de Aplicação que cursa o sexto ano do ensino fundamental, foi com surpresa e muita alegria que ele recebeu a notícia de ser classificado em primeiro lugar em sua categoria: Iniciação Nível I. "Eu sempre gostei de computação e foi com muita garra que participei desse concurso, só não esperava ser contemplado com um curso de programação na Unicamp", celebrou o estudante, que agora mais do que nunca espera melhorar seus conhecimentos para seguir carreira na área.

O estudante do Colégio Liceu, Maurício Fonseca de Aguiar, 13, também se mostrou bastante entusiasmado com sua colocação na olimpíada. Ele alcançou o primeiro lugar na categoria Iniciação Nível II e o 11º lugar a nível nacional. "Esse é o segundo ano que participo, sendo que na edição passada obtive a terceira colocação pelo Estado e o 45º lugar em todo o país", destacou ao observar a satisfação em conseguir a bolsa para estudar programação.

"Acho que nossa participação em eventos como esse serve de estímulo para estudarmos cada vez mais e nos dedicarmos a essa ciência", afirmou Ana Carolina Freire, 14, aluna do nono ano do ensino fundamental da Escola Alencar Cardoso, do município de Salgado, uma das instituições públicas de ensino do Estado que também participou da competição.

Este é o segundo ano que o Estado de Sergipe participa do evento, que está em sua décima edição. Estudantes de 41 escolas das redes pública e particular de Sergipe participaram da olimpíada, sendo que 24 unidades de ensino passaram para a segunda fase. Durante a solenidade, que contou com a presença do presidente da Sociedade Brasileira de Computação, José Carlos Maldonado, os alunos que se destacaram foram premiados com medalhas estaduais e nacionais e cursos de introdução à programação com todas as despesas pagas pela Fundação Carlos Chagas, patrocinadora nacional do evento.

Ao todo foram distribuídas 92 premiações estaduais e 24 nacionais, sendo que as três medalhas de ouro nacionais já haviam sido entregues durante cerimônia realizada na Unicamp, em São Paulo.

De acordo com a coordenadora do evento em Sergipe, professora Leila Maciel, a expressiva participação de estudantes sergipanos no evento este ano só foi possível graças ao apoio dado pelo Parque Tecnológico de Sergipe (SergipeTec) e pelo Governo do Estado, através das secretarias de Desenvolvimento Econômico e da Ciência e Tecnologia (Sedetec) e da Educação (SEED). "Hoje  estamos comemorando um momento máximo com a participação desses estudantes que integram os 1.189 jovens participantes da olimpíada por Sergipe, inclusive com um destaque para o Estado que ficou em terceiro lugar no quadro de mérito geral", destacou Leila Maciel, que é professora do Departamento de Computação da Universidade Federal de Sergipe (UFS).

Para o secretário Jorge Santana, os números impressionaram esse ano. "Vimos nessa edição um aumento significativo na participação de estudantes sergipanos. O Governo entende que Sergipe reúne as condições competitivas para tornar o Estado um pólo de software nacional, a fim de fomentar entre os jovens o interesse pela ciência da computação como  garantia de empregabilidade, inclusive já iniciamos esse processo com a instalação desse pólo no SergipeTec", ressaltou ele durante a solenidade.

Evento nacional

A Olimpíada Brasileira de Informática é promovida pela Sociedade Brasileira de Computação (SBC) e Fundação Carlos Chagas (FCC) tendo como objetivo despertar nos jovens do ensino fundamental e médio o interesse pela Ciência, em particular pela Ciência da Computação, através de uma atividade que envolve desafio, engenhosidade e uma saudável dose de competição. A OBI é organizada nos moldes das outras olimpíadas  científicas brasileiras, como as de Matemática, Física e Astronomia.

A OBI é realizada em duas modalidades, Iniciação e Programação, de acordo com o nível dos alunos. Este ano um novo nível da Modalidade Programação foi introduzido: Modalidade de Programação Júnior, com tarefas bem básicas de programação, para incentivar a participação de alunos mais jovens em uma modalidade em atividades de programação.

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