[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

Um dos eventos realizados pela Secretaria do Estado de Turismo (Setur) e pela Empresa Sergipana de Turismo (Emsetur) durante o período de comemoração ao Dia Mundial do Turismo, foi a visitação ao Parque Eólico, em operação desde o início de setembro, localizado na Barra dos Coqueiros, município de Sergipe. Estrategicamente instalado na parte de maior ventilação da área, em frente à praia do Jatobá, o Parque tem 23 aerogeradores – e cada aerogerador tem 100m, o que equivale a um prédio de 30 andares, embora apenas seis desses estejam em funcionamento, atualmente. As obras do Parque foram iniciadas ano passado, mas já estavam sendo estudadas durante dois anos antes de darem a largada às construções. Em geral, existe muito pouco de obra civil na Central Geradora Eólica (CGE) Barra dos Coqueiros, justamente por defender a ideia da sustentabilidade.

O processo de licenciamento ambiental da CGE foi criteriosamente desenvolvido junto à Administração Estadual do Meio Ambiente (Adema), e entre os programas ambientais que são feitos, estão o Programa de Monitoramento da Avifauna, que estuda a interferência dos aerogeradores sobre as aves locais e o Programa de Recuperação das Áreas Degradadas, que visa a recuperação e manutenção dos biomas locais, como dunas, áreas de charco e de restinga, através da criação de uma área de preservação permanente no entorno do Parque Eólico. “Turismo não é só levar pessoas, nem é apenas trazer pessoas de fora pra cá. Turismo é também o trabalho da consciência ambiental. Quais os impactos e quais os benefícios sobre o meio ambiente que aquele determinado lugar tem. Esse Parque mostra a valorização que Sergipe dá ao meio ambiente e, quem vem de fora, se encanta por isso também”, disse satisfeita a aluna da Estácio Fase, Laiza Miguel.

Atentos, os alunos de turismo do Instituto Federal de Sergipe (IFS), da Universidade Federal de Sergipe (UFS) e da Estácio Fase ouviram a apresentação feita pelos engenheiros e puderam tirar dúvidas. Para o Coordenador do Curso Superior de Tecnologia e Gestão de Turismo do IFS, Jaime Barros, a visita ao Parque Eólico é de extrema importância para os alunos, por acreditar que o turismo está diretamente ligado a parte de sustentabilidade de cada cidade. “Esse ano, a Organização Mundial do Turismo (OMT) decidiu que o tema em comemoração ao dia mundial do turismo seria sobre energias sustentáveis. Esse Parque se faz importante também para servir como destino de visitação do turista que vem a Sergipe, como funciona em Portugal, Alemanha e em outros países que também trabalham com energia eólica e aproveitam a estrutura que seus parques têm para tornar um atrativo turístico”, disse.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.