[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]No último dia de visita ao SUS de Aracaju, os estudantes de Medicina da Universidade Federal da Bahia (UFBA) realizaram uma avaliação junto à equipe da Coordenadoria de Educação Permanente em Saúde (Ceps) da Secretaria Municipal de Saúde (SMS). A pauta versava sobre as atividades realizadas durante a semana em que os estudantes passaram conhecendo as redes assistenciais do SUS municipal.

A proposta foi de promover um momento para que estudantes, monitores e a equipe pedagógica do Ceps pudessem compartilhar experiências sobre o funcionamento do SUS municipal e avaliar a forma dos estudantes verem o SUS e o seu papel na construção de um sistema de saúde responsável e produtor de autonomia.

De acordo com o representante do Diretório Acadêmico de Medicina da UFBA, Anthony Worley, essa semana de estada em Aracaju foi muito produtiva e proporcionou ao grupo alcançar os objetivos esperados, com a vivência in loco de um sistema de saúde organizado. Ele informa ainda que o apoio SMS foi indispensável.

“Ficou muito claro para mim o real interesse que o SUS de Aracaju tem com a educação permanente em saúde. Nós recebemos um apoio pedagógico integral da Secretaria Municipal de Saúde, para que pudéssemos conhecer o funcionamento do modelo técnico assistencial do SUS daqui, que é referência nacional; a forma como ele está estruturado para atender às necessidades de saúde de sua população”, explica Worley.

Para os estudantes da UFBA Caio Raposo e Caroline Mascarenhas, o que mais chamou a atenção durante as visitas foi justamente a maneira como o sistema municipal se organiza para atender as necessidades da população. “É impressionante a disposição dos Agentes Comunitários de Saúde, eles se doam pelo programa”, comenta Caroline Mascarenhas.

Para a coordenação do Ceps, a experiência do intercâmbio foi positiva e ajuda ainda mais para reforçar o modelo técnico assistencial desenvolvido em Aracaju. “Com essas vivências, a gente reforça o nosso papel pedagógico de articular a formação profissional ao serviço e vice-versa”, destaca a coordenadora do Ceps, Aida Celeste Britto.

O estágio de vivência dos calouros de medicina da UFBA no SUS de Aracaju teve início no último dia 26, segunda-feira, e foi finalizado hoje com a visita às redes de Urgência e Emergência; Ambulatorial Especializada; Samu e Vigilância Sanitária. À tarde, o grupo realizou a avaliação do estágio. O encontro foi finalizado com a apresentação do grupo teatral da SMS, “A arte de prevenir é melhor do que remediar”, que é composto por agentes comunitários de saúde. O grupo encenou um esquete sobre as DST/Aids.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.