[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

Discutir e encaminhar procedimentos de interesse dos agricultores familiares da região do alto Sertão Sergipano, esse foi o objetivo da primeira reunião regional da Empresa de Desenvolvimento Agropecuário de Sergipe (Emdagro) que aconteceu no último dia 03 de janeiro, na sede do escritório regional da empresa, em Nossa Senhora da Glória. Participaram técnicos locais, equipe regional, assessores técnicos e o diretor de Assistência Técnica e Extensão Rural, Gismário Nobre.
 
A estiagem foi o ponto central das discussões e as equipes locais fizeram um breve relato sobre a real situação da região, ficando evidente que, apesar de não ter sido caracterizado estado de emergência, há a necessidade de alerta e de uma ação mais efetiva no sentido de atenuar os problemas que poderão ocorrer caso a seca se prolongue. Dentre os principais efeitos da estiagem está a falta d´água em várias comunidades, obrigando muitas famílias a comprar o líquido precioso de caminhões pipas.
 
Além da estiagem, foram tratados assuntos como garantia safra, chamada pública do Brasil Sem Miséria, Planejamento da Emdagro 2013 e o lançamento do edital para a premiação das mulheres rurais que contribuem para o desenvolvimento sustentável do meio rural. No tocante ao programa garantia safra, as equipes locais estão avançando na etapa de inscrições dos agricultores, demonstrando que, dos 12.620 previstos para as cotas, 9.596 estão inscritos e 3.912 foram inseridos no sistema de cadastro até o momento.
 
Quanto ao Programa Brasil Sem Miséria, foram aplicados e inseridos nos sistema 500 diagnósticos. Atualmente, as equipes que concluíram esta etapa estão partindo para a elaboração dos projetos produtivos nas áreas de apicultura, avicultura e outros, conforme apontaram os resultados dos diagnósticos elaborados.
 
Outro ponto discutindo foi sobre o edital lançado pela Secretaria de Políticas para Mulheres Rurais que irá premiar as melhores experiências das mulheres rurais que contribuem para o desenvolvimento sustentável no país. O concurso tem como objetivo dar visibilidade ao trabalho das mulheres do campo e da floresta, por meio de suas organizações produtivas. Das experiências inscritas serão selecionadas 30 finalistas que receberão troféus e 10 experiências com maiores pontuações receberão 20 mil reais cada um. A etapa de inscrição será encerrada em primeiro de fevereiro ano em curso.
 
“Temos no Estado diversas experiências com grupos de mulheres, as quais têm como marcas registradas a opção pelo estilo de agricultura sustentável e a diversificação da produção com amplas condições de participar do concurso”, considera a Articuladora de Metodologias Participativas da Emdagro, Abeaci do Santos. “É uma oportunidade impar para valorização das mulheres trabalhadoras rurais que a cada dia mostram que são verdadeiras batalhadoras do campo”, avalia.
 
Ainda como ação de combate à seca no Nordeste, o Governo Federal através do Banco do Brasil e do Banco do Nordeste do Brasil (BBNB), iniciaram a liberação do crédito estiagem em boa parte dos municípios, com ressalvas aos municípios de Poço Redondo e Canindé do São Francisco onde existe certa lentidão na liberação dos recursos.
 
Ao final da reunião ficaram registrados como encaminhamentos a realização de um encontro com os representantes das associações que participaram da oficina de planejamento na região, no último mês de dezembro, para ampliar as discussões e definições de questões que dizem respeito a região; a busca de informações mais concretas sobre a situação de liberação do crédito estiagem especialmente em Poço Redondo; o aprofundamento das discussões inerentes a alguns pontos das Declarações de Aptidão ao Produtor (DAP’s) e Garantia Safra, destacando agregados nos assentamentos; levantamento da necessidade de mudas de gliricidia pelas unidades locais;  o estabelecimento de uma maior vigilância em relação a questão da estiagem, especialmente junto aos municípios de Canindé do São Francisco e Poço Redondo;  a realização de visitas aos escritórios locais na região, a fim de socializar informações sobre CNIS/INSS/CAD.ÚNICO; e, por fim a articulação  da diretoria da Emdagro junto aos novos prefeitos da região para apresentação dos trabalho desenvolvidos pela empresa e o estabelecimento de novas parcerias.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.