[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

Um fim de semana de muita fé, cultura e religiosidade. Foi assim o sábado, 5, e o domingo, 6, do vice-governador Jackson Barreto, que visitou os municípios de Santa Rosa de Lima e Japaratuba, onde acompanhou as tradicionais festividades de São Benedito e Santos Reis – datas celebradas pela Igreja Católica, mas também comemoradas pela cultura popular de influência afro-brasileira, principalmente.

Na noite do último sábado, o vice-governador visitou a sua terra natal, onde acompanhou a tradicional Procissão dos Motoristas e missa de São Benedito, que é o patrono do município. O evento é uma das datas mais importantes do calendário cultural local e integra uma programação que só foi concluída ontem, 6, com uma alvorada festiva. O padre Marcos Rogério puxou a procissão, acompanhada por muita gente a pé, motoristas, motociclistas e caminhoneiros, que mantêm a tradição há vários anos.

 “A festa e essa celebração possuem grande influência da cultura negra, que é muito forte em toda esta região canavieira. A festa é muito bonita e faço sempre questão de estar presente, só lamento que em Santa Rosa não existam mais os tradicionais grupos folclóricos e tradições populares, que eram muito presentes nestas festas, mas não foram transmitidos  de pai para filho”, disse Jackson, que aproveitou a ocasião para cumprimentar amigos e familiares.

 Japaratuba

Já na manhã de domingo, 6, o vice-governador esteve no município de Japaratuba, acompanhando a festa de Santos Reis e São Benedito. Após uma rápida visita ao prefeito eleito do município, Padre Geraldo, Jackson acompanhou o cortejo dos grupos folclóricos até a Igreja Matriz, onde participou da missa e ao final da cerimônia prestigiou a tradicional coroação do Rei e da Rainha do Cacumbi – uma centenária manifestação folclórica.

Após a coroação, os diversos grupos do município se apresentaram em frente à igreja. Estavam lá o Reisado, Pastoril, Marujada, Maculelê, Capoeira e Maracatu, Bacamarteiros e outros.
Jackson lembrou que os escravos ajudaram a construir o Brasil, com seus braços, mas não perderam suas tradições e nos deixaram um legado cultural muito forte. “A festa de Santos Reis em Japaratuba é uma referência e faço questão de estar aqui, é como assistir a um renascimento e fortalecimento da cultura popular, é uma festa emblemática, que revigora as tradições, destacando todo o sincretismo da nossa cultura”, afirmou.

O prefeito do município, Padre Gerard, explicou que a coroação do Rei e da Rainha do Cacumbi é uma tradição de origem africana mantida pelos descendentes do povo que foi escravizado e trabalhou na região. “Eles mantinham a cultura e seus cultos de forma escondida, porque os donos das terras eram da religião católica. Hoje essa manifestação representa não apenas o folclore, mas o desabafo de um povo que sofreu muito, mas que resistiu”, disse.

O padre Luis Rodrigues explicou o significado católico da data, que representa o momento em que Deus se manifesta para todos os povos, representados na figura dos Reis Magos. Já o vice-prefeito Hélio Sobral lembrou que a festa é a data mais tradicional do município, e a deputada Conceição Vieira, nascida lá, destacou que a festa de São Benedito faz referência à libertação.

Presenças

Estiveram acompanhando a missa e as manifestações folclóricas o vice-prefeito do município, Hélio Sobral, o presidente da Câmara de Japaratuba, vereador Acioli e a deputada estadual Conceição Vieira, além de secretários municipais e vereadores.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.