[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

A secretária de Estado da Inclusão Social, Eliane Aquino, participa nesta quarta-feira, 4, de um encontro com os prefeitos do Semi-árido sergipano e representantes de comissões municipais pelos direitos da infância e adolescência. O evento marca a reunião do Selo Unicef Município Aprovado Edição 2009-2012, que acontecerá às 9h no Centro Estadual de Educação Profissional José Figueiredo Barreto, localizado à rua Laranjeiras, s/n, bairro Getúlio Vargas.

A reunião com gestores e técnicos municipais, conselheiros e lideranças adolescentes contará com a presença do coordenador do Unicef para Sergipe e Bahia, Ruy Pavan. O encontro foi solicitado pelas próprias Comissões Municipais Pró-Selo para reforçar o papel decisivo dos prefeitos na mobilização social e articulação dos diferentes setores em torno da qualificação das políticas públicas para a infância e adolescência.

A programação também inclui uma retrospectiva dos conteúdos e atividades do Eixo de Participação Social do Selo, que prevê o fortalecimento da atuação dos municípios na promoção da educação contextualizada, do esporte e da cultura.

Segundo Ruy Pavan, o evento será um espaço para reflexão sobre os desafios que precisam ser enfrentados pelos municípios para reverter o quadro de indicadores sociais da região. “”Entramos no 3º ano do Selo 2009-2012, período decisivo para o fortalecimento de ações, programas e serviços de atenção às crianças, adolescentes e suas famílias. O ano de 2011 também será crucial para avanços no alcance dos objetivos do Selo e da pontuação necessária para o recebimento da certificação do Unicef em 2012″”, diz.

De acordo com a secretária Eliane Aquino, o Governo do Estado, através das Secretarias de Estado da Inclusão Social, e do Esporte e Lazer (Seel), vai se unir ao Unicef para desenvolver no semi-árido sergipano a cultura da prática esportiva como política pública de direitos tão importante quanto outros temas, como a educação. “Vamos nos articular para levar ao interior o estado o conceito trazido pelo Unicef de ‘Direito ao Esporte Seguro e Inclusivo'”, frisou.

Programação

A primeira parte do encontro será voltada fundamentalmente para os prefeitos e a renovação do compromisso dos municípios inscritos no Selo Unicef com a garantia dos direitos de cada criança e cada adolescente da região.

A partir das 10h30, gestores e articuladores, representantes dos Conselhos Municipais dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), lideranças adolescentes, entre outros membros das Comissões Municipais Pró-Selo, terão a oportunidade de rever conteúdos do Eixo de Participação Social do programa do Unicef.

O público poderá tirar dúvidas em relação à implementação de iniciativas nas áreas de: Educação para a Convivência com o Semi-árido; Esporte e Cidadania; e Cultura e Identidade – Comunicação para a Igualdade Étnico-racial – temas propostos pelo UNICEF para serem trabalhados nas escolas da rede municipal de ensino e comunidades.

O primeiro encontro do Selo em 2011 é uma promoção do Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), com o apoio do Comitê Gestor Estadual do Pacto Nacional Um mundo para a criança e o adolescente do Semi-árido e o Centro Dom José Brandão de Castro (CDJBC), ONG parceira do UNICEF na implementação do Selo em Sergipe.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.