[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

Com o objetivo de articular ações que beneficiem crianças e jovens do bairro Santa Maria, através da iniciação no esporte, a secretária de Estado da Inclusão Social, Eliane Aquino, reuniu nesta sexta-feira, 27, o secretário de Estado de Esporte e Lazer, Maurício Pimentel, os secretários de Assistência Social e de Saúde de Aracaju, Bosco Rolemberg e Stella Maris Moreira.

O encontro objetivou mobilizar os representantes municipais a se integrarem ao projeto Vida Alegre, iniciativa do Governo do Estado, através da Secretaria de Estado do Esporte e do Lazer (Seel), que será implantado em novo complexo esportivo do bairro Santa Maria.

“A nossa intenção é transformar esse complexo esportivo do Santa Maria em um projeto revolucionário  para o Estado. No local, não acontecerão apenas projetos esportivos, mas também a execução de várias políticas públicas ligadas à diversas áreas, como saúde, educação, assistência, inclusão produtiva, através da qualificação profissional. O público alvo desse projeto é a população que se encontra em  extrema pobreza e que reside no bairro”, ressaltou a secretária Eliane Aquino.

O secretário de Estado do Esporte e Lazer, Maurício Pimentel, relatou outros detalhes do projeto.  “Estou muito feliz com essa reunião onde a Seides, Seel e Prefeitura de Aracaju unem esforços para beneficiar a população do Santa Maria com várias políticas públicas, e em especial, o esporte. Uma equipe do Estado realizou o cadastramento de 400 crianças e adolescentes, com faixa etária de 7 a 17 anos,  que serão beneficiadas pelo projeto”.

Pimentel disse ainda que “esse é um projeto pioneiro no Brasil, onde além do esporte, a criança e o adolescente e seus familiares ainda podem contar com assistência psicológica, social e serviços de saúde. Durante o cadastramento, foi possível perceber o contentamento das mães dos futuros beneficiados”.

A secretária adjunta da Seides, Maria Luci Silva, enfatizou a educação como ponto forte do projeto. “Acredito que através da educação somos capazes de transformar a realidade dessas crianças e adolescentes. Vamos fazer um convênio com o Instituto Recriando para levar o projeto Baú de Leitura às crianças beneficiadas, que apresentam dificuldades para ler”.

O secretário de Assistência Social de Aracaju, Bosco Rolemberg, parabenizou o projeto e se comprometeu em contribuir. “Realmente é um projeto magnífico e a prefeitura irá se unir na execução das políticas públicas. Agora o próximo passo é reunir os órgãos municipais que poderão contribuir com o projeto para estudarmos as melhores formas de apoio”, destacou com o apoio da secretária de Saúde de Aracaju, Stella Maris Moreira.  “Estaremos à disposição para contribuir no que for possível, colocaremos as unidades de saúde do bairro Santa Maria disponíveis para o projeto”.

Vida Alegre

O projeto tem o objetivo de contribuir para que crianças e jovens, possam ter acesso à iniciação esportiva e, através dela, promover a inclusão social, o bem-estar físico, promoção da saúde, de hábitos saudáveis, do desenvolvimento intelectual e humano, contribuindo para formação de um cidadão, sadio, crítico e autônomo.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.