[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

Pacientes, acompanhantes e funcionários que atuam no Centro de Oncologia do Hospital de Urgência de Sergipe (Huse) participaram, na tarde dessa quarta-feira, 29, da Via Sacra da Campanha da Fraternidade, que este ano traz o tema ‘Fraternidade e Saúde Pública’. O evento, conduzido pelo Padre Givanildo, pároco do hospital, simboliza o testemunho público da fé, também relacionada ao pleno funcionamento do Sistema Único de Saúde (SUS), em benefício dos seus usuários.

Partindo da sala de espera e percorrendo as enfermarias, alas, Ambulatório Oncológico e de Radioterapia, os participantes mentalizaram em 15 estações a caminhada de Jesus do Pretório (tenda onde foi julgado e condenado a morte) até o calvário (colina onde foi crucificado).

“Tida como tradição da Igreja Católica, a Via Sacra está sendo realizada no Huse em função do atual tema da Campanha da Fraternidade, que teve início na quarta-feira de cinzas e se estenderá por todo o período da quaresma. Trata-se de um ato devocional que está relacionado à realidade social enfatizada pela Igreja Católica, com vistas à promoção da solidariedade nas comunidades cristãs e na sociedade humana”, declarou Padre Givanildo.

Os evangelizadores que integram o grupo de voluntários do Huse, intitulado ‘Bons Samaritanos’, também marcaram presença na Via Sacra da Fraternidade. Além deles, membros do ‘Movimento Terço dos Homens’ entoaram cânticos e descreveram em uníssono o trajeto de Jesus até a crucificação.

“Quando a Igreja está presente no hospital, é possível desenvolver a fé coletivamente. A partir daí, temos a oportunidade de compartilhar os milagres que Deus pode realizar e até mesmo discutir sobre a realidade da saúde no Brasil e em Sergipe, para o maior fortalecimento do SUS”, ressaltou Maria Antônia Santos, voluntária há quatro anos.

Fé e Saúde Pública

Ao acompanhar a utilização da água benta nos ritos litúrgicos realizados pelo Padre Givanildo em vários leitos, a enfermeira e gerente de internamento do Centro de Oncologia do Huse, Meire Jane Souza de Oliveira, reconheceu a importância do exercício da fé cristã para a garantia de bons resultados no âmbito da saúde.

“É de suma importância que as instituições religiosas se façam presentes nas unidades de saúde pública, a exemplo do Huse, o maior complexo hospitalar do estado. A fé que se propaga contribui para o conforto espiritual que em muito favorece a recuperação do paciente oncológico”, garantiu a gerente.

Para a coordenadora do Centro de Oncologia do Huse, Rute Andrade, uma vez que o texto-base da Campanha da Fraternidade é um instrumento desenvolvido para servir de material de estudo e discussão em dioceses e paróquias sobre o tema proposto, cabe às instituições religiosas unir forças com usuários do SUS e profissionais da saúde, contribuindo para o aprimoramento das políticas públicas da área.

“Assim como os órgãos governamentais, a Igreja tem o seu papel diante do panorama que abrange a saúde pública no Brasil. Ao atingir objetivos específicos traçados em função da Campanha da Fraternidade 2012, como alertar para a importância da organização e dinamização da Pastoral da Saúde, a Igreja estará cumprindo o seu papel junto aos pacientes que hoje usufruem do plano mais completo em assistência oncológica, utilizado no Huse. Daí o atendimento a membros de todas as classes socais, também em virtude da disponibilização de toda a linha de cuidados oncológicos que se fazem tão necessários a esses usuários”, concluiu Rute Andrade, em agradecimentos aos voluntários e participantes. 

Via Sacra

O exercício da Via Sacra teve origem na época das Cruzadas (do século XI ao século XIII), quando os fiéis que então percorriam na Terra Santa os lugares sagrados da Paixão de Cristo, quiseram reproduzir no Ocidente a peregrinação feita ao longo da Via Dolorosa em Jerusalém. Novas edições do evento serão realizadas no Huse, a partir das 15h dos dias 7, na pediatria e unidade e centro de terapia intensiva; 14, nas áreas da administração e do pronto socorro; 21, nas alas A, B, C  e D; e no dia 28, nas alas de 100 a 500. 

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.