[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

A coordenação do Programa DST/AIDS da Secretaria de Estado da Saúde (SES) está retomando, juntamente com a Secretaria de Estado da Educação (SEED), as ações de ampliação do programa Saúde e Prevenção nas Escolas (SPE). Na próxima sexta-feira, 7, os técnicos do programa da SES e da Secretaria de Saúde de Aracaju irão capacitar os professores e os profissionais de saúde na Escola Vitória de Santa Maria, no bairro Santa Maria.

Na semana passada, houve um treinamento para profissionais das cidades de Telha e Amparo do São Francisco. O SPE é uma parceria entre as secretarias de Estado da Saúde e Educação para levar conhecimento e estimular o diálogo nas unidades de ensino sobre temas como a Saúde Sexual, Diversidade e Cidadania, Saúde Reprodutiva e Protagonismo Juvenil, dentre outros.

"Capacitamos mais de 30 professores e profissionais de saúde em Telha e Amparo, ambas cidades inscritas no Selo Unicef. O nosso objetivo é formar profissionais para construir o plano de ação de cada escola para desenvolver as ações de prevenção das DST/AIDS durante todo o ano", explicou o médico Almir Santana, responsável técnico pelo Programa DST/AIDS da SES.

Segundo ele, cada escola participante do SPE vai organizar o Cantinho da Prevenção, que pode ser na biblioteca, na sala dos professores ou em outro local a que os estudantes possam ter acesso. "Nesse espaço poderá haver material educativo, uma pessoa capacitada para orientar os alunos e até mesmo camisinhas", disse Almir Santana, acrescentando que esta foi uma idéia pioneira do Estado de Sergipe, mas outros estados já adotaram esta medida.

De acordo com Almir Santana, o programa Saúde e Prevenção nas Escolas foi implantado em 2004, mas ainda não abrange todos os municípios sergipanos. "Estamos nos empenhando para expandir essa iniciativa e implantá-la em cidades e escolas que ainda não a possuem porque, como envolve profissionais de saúde e educação, o programa é uma importante ferramenta para desenvolver estratégias de promoção à saúde para crianças e adolescentes", disse Almir.

Palestras

A coordenação do Programa DST/AIDS sempre realiza palestras sobre a prevenção das doenças sexualmente transmissíveis e da AIDS em escolas, unidades básicas de saúde, empresas e órgãos públicos. Na última quinta-feira, 28 de fevereiro, o tema foi discutido com a população da cidade de Rosário do Catete, na Câmara de Vereadores do município. 

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.