[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

A Secretaria de Estado da Inclusão, Assistência e Desenvolvimento Social (Seides) promoveu nesta quarta-feira, 2, a Reunião Ordinária da Comissão Intergestores Bipartite (CIB). O encontro aconteceu na sala de reuniões da secretaria e teve como pauta principal o Programa Estadual de Atenção Integral a Usuários de Drogas, especialmente o crack, elaborado pelo Governo do Estado.

Considerando que a proteção social deve garantir seguranças de acolhida e de convívio familiar para o público usuário da Política de Assistência Social, a gerente da Proteção Social Especial da Seides, Cláudia Itatiana, apresentou a proposta de intervenção da secretaria no sentido de prevenir o uso das drogas e no atendimento psicossocial do usuário e de suas famílias.

“Os Centros de Referência de Assistência Social (Cras) e Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) farão atendimentos às famílias dos usuários de substâncias psicoativas e aos próprios usuários. Os profissionais serão responsáveis pela acolhida, por realizar a escuta dos depoimentos, pela orientação sociofamiliar, pela auxiliar na reinserção social, entre outras atribuições”, explicou Cláudia.

Participaram da reunião secretários de assistências dos municípios e assistentes sociais. A secretária de Estado da Inclusão, Maria Luci Silva, ressaltou a relevância da reunião para traçar metas e sugestões para o combate ao uso de drogas. “Esse momento é importante para trocarmos experiências. Precisamos nos apropriar das demandas e pensarmos juntos sobre as melhores soluções para combater o uso de drogas, com atenção especial para o crack”, destacou Luci.

Para a secretária de Assistência Social de Aracaju, Rosária Rabelo, o plano de combate às drogas precisa ser não somente uma ação de Governo, mas de toda a sociedade. “Assim como no resto do país, vivemos uma situação crítica em relação aos usuários de drogas aqui. O trabalho unificado será importante para combater esse problema com eficácia”, avaliou Rosária.

Plano de Governo

O Governo de Sergipe, através do Gabinete da primeira-dama Eliane Aquino, promoveu nesta terça-feira, 1º, uma reunião com prefeitos e secretários municipais de Saúde dos 10 municípios que vão integrar o Plano Estadual de Combate ao Crack. O encontro aconteceu no Palácio dos Despachos e, na ocasião, a secretária de Estado da Inclusão, Maria Luci Silva, apresentou as ações dentro da ótica da sua pasta.

CIB

A Comissão Intergestores Bipartite é uma instância colegiada de negociação e pactuação entre gestores municipais e estadual como forma de viabilizar a implementação da Política Nacional de Assistência Social no que diz aos aspectos operacionais da gestão do Sistema Único de Assistência Social (Suas) em Sergipe.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.