[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

Durante os próximos três meses, os profissionais do Centro de Oncologia do Hospital de Urgência de Sergipe Governador João Alves Filho (HUSE) terão à disposição um serviço qualificado, implementado para melhorar as relações de trabalho e vivência entre os servidores do setor. Trata-se do projeto Escuta Coletiva, uma iniciativa que pretende melhorar a qualidade do serviço prestado na unidade a partir das necessidades apontadas pelos próprios funcionários.

O projeto, que conta com a parceria do Serviço de Medicina do Trabalho (SESMT) do HUSE, começou na segunda-feira, 31, pelo setor de Radioterapia. Até o início do mês de junho, os funcionários de todos os setores do Centro de Oncologia do hospital terão respondido aos questionários de escuta do projeto, que serão aplicados pelos psicólogos da SESMT.

"Nós realizaremos trabalhos em grupo com os funcionários de cada setor do centro, aplicando testes e questionários específicos, que nos ajudarão a traçar o diagnóstico dos riscos psicossociais a que estão submetidos, bem como levantar estratégias para o controle desses riscos", explicou a gerente-administrativa do Centro de Oncologia, Rute Andrade, ao informar que, até o final do projeto, serão realizados dez encontros com cada setor.

Ainda de acordo com ela, identificar e compreender os riscos psicossociais a que são submetidos os profissionais da saúde ajuda de forma significativa a preparará-lo emocionalmente para lidar com questões do dia-a-dia. "Além disso, são ações que possibilitam melhorar a auto-estima e diminuem os altos níveis de estresse a que são submetidos", salientou Rute Andrade.

Resultados

Cada setor do Centro de Oncologia será ouvido em um dia específico. A aplicação dos questionários obedecerá a um cronograma, que distribui os encontros de acordo com cada setor. Ao final de dez encontros, serão avaliados os resultados dos depoimentos colhidos e traçado o planejamento das ações a serem realizadas para cada setor.

"Com base na avaliação das principais necessidades e queixas dos servidores, traçaremos estratégias para o controle de riscos psicossociais. Além disso, essa escuta nos possibilitará implementar ações que auxiliem no restabelecimento da integridade das pessoas no grupo de trabalho, ajustando seu potencial em torno de tarefas claras e objetivas", destacou Rute Andrade.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.