[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]Será realizado no dia 17 de junho em todas as unidades de ensino da rede municipal, o processo eleitoral que irá escolher os novos Conselheiros Escolares. Estarão concorrendo aos cargos os representantes dos segmentos de cada comunidade escolar e seus respectivos suplentes, cujo mandato será exercido por dois anos. O principal objetivo da seleção é melhor partilhar a gestão escolar vigente nas unidades de ensino da rede municipal com as respectivas comunidades, priorizando o exercício da gestão democrática.

Para tornar dinâmicos os preparativos, a Secretaria Municipal da Educação (Semed) disponibilizou para as unidades, nos dias 30 e 31 de maio, um kit contendo o Requerimento de Inscrição, o Referencial de Regimento Eleitoral, o cronograma das atividades e cópia do Decreto nº 83/2003, que torna pública a abertura das inscrições dos candidatos. Até o dia 8 de junho, serão formadas as comissões eleitorais das escolas e escolhidos seus respectivos presidentes. Nesta data, serão também divulgados os representantes das comissões e a data da eleição.

De acordo com a assessora do Departamento de Ensino da Semed, Niraildes Prado, o candidato deverá se dirigir à comissão eleitoral da escola entre os dias 8 e 10 de junho para efetivar sua inscrição. Logo depois, ele poderá iniciar sua campanha obedecendo aos critérios estabelecidos no Regimento Eleitoral.

“A votação é direta e secreta. Portanto, deve, desde já, contar com a participação de todo o colegiado, para que antes sejam dialogadas as propostas de cada candidato. Desta forma, todos terão força de representação e direito ao pleno exercício da cidadania”, declarou Niraíldes Prado.

Na véspera das eleições, dia 16, a comissão central, composta por técnicos da Semed, encaminhará às escolas os instrumentos necessários à realização do processo, como cédulas, urnas e outros acessórios. Ao ser eleito, o representante deve se reunir periodicamente com pais, alunos, professores e funcionários, para colher propostas que fortaleçam a participação popular na instância da escola, e para tornar públicas as ações do Conselho, num ato de transparência e compromisso social.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.