[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]As escolas da rede municipal, com o apoio da Semed – Secretaria Municipal de Educação –, aproveitaram os festejos juninos para comemorar o encerramento de mais um período letivo, integrando forró e educação.
A EMEI Júlio Prado Vasconcelos, no bairro São Conrado, promoveu o “Arraiá Buscapé”, na sexta-feira, dia 27, às 15h. Além de animar a apresentação da quadrilha, da rodinha e do desfile das rainhas do milho, do amendoim e da pipoca, o sanfoneiro Antônio Mariano e “Os caçulas do Nordeste” entoaram canções lendárias do folclore nordestino para as 126 crianças da creche, seus pais e toda a comunidade presente na comemoração. “A gente não pode deixar a nossa cultura morrer. Por isso essas comemorações são tão importantes”, adverte a coordenadora Geral, Yara Maria da Silva Mendonça.
Os estudantes das escolas municipais provaram não ser apenas observadores passivos de uma expressão cultural. Na EMEF Oviêdo Teixeira, no bairro São Carlos, a organização de todo a comemoração junina, desde a decoração do colégio até a criação e o ensaio das apresentações, foi feita pelos alunos dos três turnos diários da instituição. “Os professores apenas apoiaram os alunos. A iniciativa foi toda deles”, afirma a coordenadora Geral, Jovinete Oliveira Teles. Segundo ela, além de resgatar a cultura local, as festas folclóricas, ou qualquer outro tipo de atividade cultural, como o teatro, fazem com que os alunos coloquem todo seu potencial criativo em ação.
Pela manhã, na sexta-feira, 27, a festa teve início às 8h. Às 14h, o “Trio União” animou a quadrilha com membros de todas as turmas da escola e ainda tocou o forrozinho da terra para toda a comunidade dançar. Às 19h, pais, alunos e comunidade em geral, compareceram e se divertiram no último turno de forró contínuo da EMEF Oviêdo Teixeira.

Forró e Educação

No sábado, 28, a EMEF Laonte Gama encerrou o semestre letivo com muito forró para todos os pais e alunos da escola.
A festa começou às 14h com um desfile de carroça animado pelo grupo de sanfoneiros “Trio Nordestino”. Logo em seguida, o Coral da escola se apresentou ao som de percussão, violão, violino e flauta. O grupo “Aceleração 2”, formado por alunos que estudam no turno da noite, fez uma interpretação especial da música “Esperando na Janela”, do cantor Gilberto Gil. Segundo o coordenador Geral da Escola, José Gicelmo Melo Albuquerque, o objetivo principal das comemorações juninas é resgatar a tradição musical e as brincadeiras do autêntico São João nordestino.
Durante a festa, os estudantes do Paeja fizeram a apresentação do casamento caipira e os alunos do Peti (Programa de Erradicação do Trabalho Infantil) apresentaram a quadrilha junina com muita animação e envolvimento com a preservação da tradição dos festejos.
No Arraial da Educação não poderiam faltar brincadeiras. As crianças se divertiram ao tentar o “quebra-pote” e, aquele que conseguiu subir no “pau de sebo”, foi premiado com R$ 100,00.
O Forró do Laonte Gama encerrou às 18h com a apresentação da Quadrilha Junina “Guerreiros da Terra” e a realização do casamento caipira.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.