[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]Passada a festividade em comemoração ao Dia das Mães, quando as escolas da rede municipal desenvolveram várias atividades alusivas à data, chega a hora de festejar o período junino. Como já é tradição, todos os anos a secretaria municipal da Educação (Semed) contrata sanfoneiro ou trio pé de serra para animar a festança. Também adequa o cardápio da merenda escolar, montado com base nas comidas típicas do festejo, mas sem perder o valor nutricional.

A decoração de toda a área da escola é feita pela coordenação juntamente com os professores e alunos, sempre os mais satisfeitos com a época junina. Logo após o dia das Mães, as unidades escolares deram início aos ensaios das quadrilhas, compra da ornamentação e a definição de como será a festa, antecedência necessária para que tudo transcorra da melhor forma possível.

Além de lembrar um mês de tanta tradição e importância no nosso Estado, essas comemorações têm como um dos seus objetivos realizar uma integração entre todos que fazem a escola e a comunidade, a exemplo dos pais, sempre orgulhosos com as apresentações dos filhos.

As festas das unidades de ensino estão distribuídas por todo o mês de junho seguindo o calendário escolar. No dia 16 (sábado), por exemplo, realizam suas festas juninas as Escolas Municipais de Ensino Fundamental Alencar Cardoso, João Paulo II e Anísio Teixeira, todas com início previsto para depois das 14h. Já as Emef`s Elias Montalvão e Manoel Bomfim escolheram o dia 19 ( terça- feira), a partir das 8h para festejar com seus alunos.

No dia 20 (quarta) é a vez da Escola Municipal de Educação Infantil Jovino Pinto, que também realizará sua comemoração pela manhã. Dia 21 os alunos das Emef`s José Carlos Teixeira e João Teles Menezes dançam muito forró durante toda a tarde. Já no dia 22 a Emef Dom Vicente Távora festeja a partir das 14 horas e a Maria da Glória Macedo às nove da manhã. Nas Emef`s Jornalista Orlando Dantas e José Conrado de Araújo vai ter festa o dia todo.

Na Emef Papa João Paulo II as atividades serão as mais diversificadas possíveis. Concurso da carroça mais bem decorada e do casal de quadrilha mais bonito, sorteio de balaio, distribuição de brindes e culminância dos projetos juninos desenvolvidos pelos alunos serão algumas das atrações programadas.

Cleverton Alves, coordenador geral da Emef, lembrou que essa é uma festa voltada às crianças e seus pais. “O que queremos é reduzir a distância entre escola e família, valorizando o trabalho e a produção dos alunos”, disse.

Para a assessora da Diretoria de Ensino(Densi), Niraildes Machado Prado, sempre há, independente da data a ser comemorada, um grande esforço dos que compõem a secretaria da Educação para participar de forma efetiva dos festejos escolares, já que é um momento de muita alegria e que também possui viés pedagógico. “É um acontecimento de socialização que envolve a escola e a família”, relatou Niraíldes Prado.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.