[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]O desfile cívico organizado pela Secretaria Municipal da Educação (Semed), realizado no último domingo, 2, foi um sucesso. Centenas de pessoas compareceram à rua Bahia, onde tradicionalmente acontece o desfile, e puderam prestigiar o brilhante momento cívico.

As escolas apresentam um desfile bem organizado e alegre que foi divido em 11 sub-temas: clássicos da literatura mundial, folclore brasileiro, desenho animado, gibis, programas infantis, grupos musicais, brinquedos e brincadeiras, seriados de TV, filmes, teatro infantil e literatura infanto-juvenil.

A Escola Municipal de Ensino Fundamental Presidente Vargas abriu o desfile, inclusive dois alunos da escola conduziram o estandarte de abertura. Cerca de 100 alunos do colégio participaram do evento, divididos no pelotão de bandeira, de desfile e da banda marcial. O coordenador geral da escola, professor Cláudio Gomes Gonçalves, se mostrou bastante entusiasmado com o evento.

“O desfile desse ano é importantíssimo para nós. Foi tudo cuidadosamente montado. Estamos há alguns meses na expectativa desse dia. Os jovens mostraram muita disposição e empolgação”, afirmou Cláudio, enquanto organizava os últimos detalhes de sua escola.

Emoção contagiante

A jovem Maíse Cristina Barbosa, 16, aluna da 6ª série da Emef. Juscelino Kubitschek, escola que apresentou o sub-tema teatro de bonecos, se disse bastante emocionada em ter participado da banda do colégio. “Sempre gostei de desfile, da banda e a hora em que tudo acontece é especial, pois mostramos tudo o que aprendemos”, declarou a garota.

Quem esteve bem nervoso foi o aluno da Emef. Sérgio Francisco, localizada no Lamarão, Igor Matos Santos Oliveira, 10, da 3ª série da unidade escolar. Ele aguardou concentrado a hora da sua escola entrar na avenida. “Desfilei pela primeira vez e sei que junto com meus colegas da escola fiz bonito na avenida. Estava um pouco nervoso, mas tudo aconteceu dentro do previsto”, falou o garoto.

A Emef. Oscar Nascimento, situada no bairro Santo Antônio, teve como assunto o escritor Maurício de Sousa, criador dos personagens da Turma da Mônica. A coordenadora geral da unidade de ensino, professora Denise Carvalho do Nascimento Moreno, não escondeu a alegria do momento e comentou sobre a ansiedade dos pequenos.

“Os meninos não viam a hora de participar do desfile. Esta ansiedade acabou contagiando também os pais e os professores, que se empenharam para fazer um bom trabalho. Com certeza a Oscar Nascimento foi uma das escolas mais bonitas que passaram pela rua Bahia”, disse a coordenadora.

Importância cívica

“O desfile representa a Independência do nosso país, por isso, acaba servindo também como um ensinamento para os alunos. É um resgate da nossa história, além do respeito à nossa pátria. Os alunos puderam além de desfilar, aprender muito com o imaginário infantil”, disse empolgada Maria Carmem Vieira Melo, coordenadora geral da Emef. Dom José Vicente Távora, localizada no bairro Manoel Preto.

Em contrapartida ao nervosismo apresentado por quem era marinheiro de primeira viagem, os veteranos demonstravam confiança antes e durante o desfile. “Já faço isso há três anos e a expectativa é sempre boa”, falou a jovem Laura Anjos dos Santos, 13, 6ª série da Emef José Antônio da Costa Melo, do bairro Getúlio Vargas, distribuindo muitos sorrisos para o público.

O mecânico João Carlos Oliveira, 38, disse que nunca fica de fora do desfile cívico da Prefeitura de Aracaju, frisou que este ano foi mais bonito do que nas edições passadas. “A cada ano o evento vai ficando mais bonito, nunca vi tanta criança participando e nem uma organização como essas. É importante que as escolas da rede municipal tenham a oportunidade se organizar dessa maneira, porque quem sai beneficiado é o aluno”, afirmou João em meio à multidão.

Com contos de fadas, bruxas, duendes, príncipes e princesas, desenhos animados e tantos outros componentes do imaginário infanto-juvenil, mais de trinta escolas da rede pública municipal mostraram o quanto o tema é importante para o desenvolvimento cognitivo e emocional das crianças.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.