[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]No último sábado, 29, os alunos da turma da noite da Escola Municipal Jaime Araújo realizaram das 15h às 18h, diversas atividades artísticas encerrando o projeto Primavera das Artes. A secretária municipal de Educação, Ana Lucia Vieira Menezes, a equipe da Diretoria de Ensino, pais, artistas e professores conferiram o resultado do trabalho.
O projeto foi desenvolvido com o objetivo de proporcionar aos alunos da noite o desenvolvimento do seu potencial criativo e um maior conhecimento sobre a cultura sergipana.
De acordo com a diretora da escola, Nadja Maria de Deus, na primeira fase do projeto artistas de diferentes linguagens trabalharam com as turmas da quinta a oitava séries. Na oportunidade, os estudantes assistiram a palestras e oficinas durante todo o mês de setembro sobre música, literatura, dança, teatro, artes plásticas (pintura e escultura) e artes visuais (fotografia e cinema). Entre os artistas participantes estavam o cantor Meloso, o artista plástico Melcíades, o bailarino César, o músico Nino Carva, a fotógrafa Naide Barbosa e a jornalista e poetisa, Ilma Fontes.
A segunda fase do trabalho foi a da explosão de idéias, em que foram selecionados as atividades de cada turma. Após a escolha da temática que cada turma iria trabalhar, a próxima etapa a ser vencida seria a da apresentação do trabalho.
No encerramento do projeto, os alunos mostraram uma pesquisa, fizeram uma exposição e uma apresentação referente à linguagem artística escolhida.
“A turma que ficou com a parte da literatura realizou uma exposição sobre literatura de cordel e declamou poesias; a de teatro, fez uma exposição sobre a história do grupo de teatro de rua Imbuaça e apresentou um espetáculo do grupo que aborda a temática dos Sem-Terra; nas artes plásticas, os alunos optaram pela arquitetura e expuseram a igreja do bairro Soledade; a turma que optou pela fotografia fez uma mostra fotográfica do bairro e apresentou uma máquina fotográfica construída com a utilização de uma lata de leite ninho; e na área de música foi efetuada uma exposição sobre a vida e a arte de Clemilda e houve a apresentação musical da canção Sergipe é o País do Forró”, disse a vice-diretora da escola, Wilza Alves.
O projeto foi idealizado pela direção e professores das áreas de Arte, História, Português e Educação Física da Escola Jaime Araújo e foi o maior sucesso. Conforme a diretora Nadja Maria de Deus, a partir do resultado positivo do projeto, existe a proposta de incluir as idéias surgidas e ainda não implementadas dentro da disciplina de Arte e Educação.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.